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https://hdl.handle.net/10316/20542
Título: | Estudo do Impacto a Baixa Velocidade em Compósitos Epóxi/Fibra de Vidro Nanoreforçados | Autor: | Santos, David Samuel da Costa | Orientador: | Ferreira, José António Martins | Palavras-chave: | Compósito; fibra de vidro | Data: | Jul-2012 | Citação: | SANTOS, David Samuel da Costa - Estudo do Impacto a Baixa Velocidade em Compósitos Epóxi / Fibra de Vidro Nanoreforçados. Coimbra:[s.n.]2012. Dissertação de Mestrado | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Estudo do Impacto a Baixa Velocidade em Compósitos Epóxi / Fibra de Vidro Nanoreforçados | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | O uso de componentes leves e resistentes é uma mais-valia actualmente, à
medida que o mundo se torna mais rápido. Cada vez mais a necessidade de reduzir a massa
em veículos, componentes desportivos, indústria aeroespacial, etc. passa pela adopção de
peças e estruturas em materiais compósitos laminados de matriz polimérica.
Estes materiais são excepcionalmente resistentes atendendo ao seu peso mas as
suas propriedades transversais ao plano, resultado da sua elevada anisotropia, são
substancialmente mais baixas, tornando-se um motivo de investigação principalmente
quando estes compósitos estão sujeitos a impactos.
O impacto pode ocorrer a alta velocidade, habitualmente associado a impactos
balísticos, criando um dano bastante localizado e perceptível ou pode ocorrer a baixa
velocidade, estado habitualmente associado a quedas dos próprios componentes ou de
ferramentas, que cria um dano muitas vezes invisível à vista desarmada mas que é
geralmente maior e mais prejudicial que o dano a elevada velocidade.
Assim, existe a necessidade de se conseguir um reforço que melhore as
propriedades transversais, principalmente no que diz respeito ao impacto. Uma solução
cada vez mais frequente é a dispersão de partículas de nanotubos de carbono ou de
nanoargilas nos compósitos, na tentativa de reduzir a formação de fendas ou de evitar a sua
propagação.
Este trabalho pretende estudar o comportamento, vantagens e desvantagens do
uso destas partículas como nanoreforços em placas de fibra de vidro em matriz epóxi
sujeitas a impacto de baixa velocidade. Abstract The use of light and strong components is an added value nowadays that the world is becoming faster. More and more the need to reduce the mass of vehicles, sport components and aerospace industry components goes through the adoption of parts and structures built in composite laminated materials with a polymeric matrix. These materials are exceptionally strong in regard to its weight but the planetransverse properties, result of the elevated anisotropy, are substantially lower becoming a subject of investigation specially when these composites are under impact. The impact can occur at high speed usually associated with ballistic impacts making a quite visible but localized damage or it can occur at low speeds being usually associated to the fall of the part itself or of tools. This type of damage is frequently invisible to the naked eye but is considerably bigger and more prejudicial than the damage resultant of an high speed impact. Thus, there is a need to achieve a reinforcement which improves the transverse properties mainly in regard to the impact. A solution increasingly common is the dispersion of carbon nanotubes or nanoclays in the composites in order to reduce the formation of cracks or to prevent it from spreading. This work aims to study the behavior, advantages and disadvantages of using these particles as nano-reinforcements in plates of glass fiber with epoxy matrix subjected to low velocity impact. |
Descrição: | Dissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica na Especialidade de Projecto Mecânico, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/20542 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
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