Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20542
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dc.contributor.advisorFerreira, José António Martins-
dc.contributor.authorSantos, David Samuel da Costa-
dc.date.accessioned2012-07-30T16:52:09Z-
dc.date.available2012-07-30T16:52:09Z-
dc.date.issued2012-07-
dc.identifier.citationSANTOS, David Samuel da Costa - Estudo do Impacto a Baixa Velocidade em Compósitos Epóxi / Fibra de Vidro Nanoreforçados. Coimbra:[s.n.]2012. Dissertação de Mestradopor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/20542-
dc.descriptionDissertação apresentada para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica na Especialidade de Projecto Mecânico, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO uso de componentes leves e resistentes é uma mais-valia actualmente, à medida que o mundo se torna mais rápido. Cada vez mais a necessidade de reduzir a massa em veículos, componentes desportivos, indústria aeroespacial, etc. passa pela adopção de peças e estruturas em materiais compósitos laminados de matriz polimérica. Estes materiais são excepcionalmente resistentes atendendo ao seu peso mas as suas propriedades transversais ao plano, resultado da sua elevada anisotropia, são substancialmente mais baixas, tornando-se um motivo de investigação principalmente quando estes compósitos estão sujeitos a impactos. O impacto pode ocorrer a alta velocidade, habitualmente associado a impactos balísticos, criando um dano bastante localizado e perceptível ou pode ocorrer a baixa velocidade, estado habitualmente associado a quedas dos próprios componentes ou de ferramentas, que cria um dano muitas vezes invisível à vista desarmada mas que é geralmente maior e mais prejudicial que o dano a elevada velocidade. Assim, existe a necessidade de se conseguir um reforço que melhore as propriedades transversais, principalmente no que diz respeito ao impacto. Uma solução cada vez mais frequente é a dispersão de partículas de nanotubos de carbono ou de nanoargilas nos compósitos, na tentativa de reduzir a formação de fendas ou de evitar a sua propagação. Este trabalho pretende estudar o comportamento, vantagens e desvantagens do uso destas partículas como nanoreforços em placas de fibra de vidro em matriz epóxi sujeitas a impacto de baixa velocidade.por
dc.description.abstractAbstract The use of light and strong components is an added value nowadays that the world is becoming faster. More and more the need to reduce the mass of vehicles, sport components and aerospace industry components goes through the adoption of parts and structures built in composite laminated materials with a polymeric matrix. These materials are exceptionally strong in regard to its weight but the planetransverse properties, result of the elevated anisotropy, are substantially lower becoming a subject of investigation specially when these composites are under impact. The impact can occur at high speed usually associated with ballistic impacts making a quite visible but localized damage or it can occur at low speeds being usually associated to the fall of the part itself or of tools. This type of damage is frequently invisible to the naked eye but is considerably bigger and more prejudicial than the damage resultant of an high speed impact. Thus, there is a need to achieve a reinforcement which improves the transverse properties mainly in regard to the impact. A solution increasingly common is the dispersion of carbon nanotubes or nanoclays in the composites in order to reduce the formation of cracks or to prevent it from spreading. This work aims to study the behavior, advantages and disadvantages of using these particles as nano-reinforcements in plates of glass fiber with epoxy matrix subjected to low velocity impact.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado por fundos FEDER - através do Programa Operacional Factores de Competitividade – COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Projecto “PTDC/EME PME/113695/2009; FCOMP-01-0124-FEDER-015152”.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCompósitopor
dc.subjectfibra de vidropor
dc.titleEstudo do Impacto a Baixa Velocidade em Compósitos Epóxi/Fibra de Vidro Nanoreforçadospor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleEstudo do Impacto a Baixa Velocidade em Compósitos Epóxi / Fibra de Vidro Nanoreforçadospor
dc.peerreviewedNopor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-0295-1841-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado
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