Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/20353
Título: | Regras de justiça procedimental, conflito socio-cognitivo, emoções e sexo, em dilemas morais da vida real | Autor: | Reis, Pedro Miguel Martins | Orientador: | Valentim, Joaquim Pires | Palavras-chave: | Dilemas morais; Conflito socio-cognitivo; Regras de justiça | Data: | 2009 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Regras de justiça procedimental, conflito socio-cognitivo, emoções e sexo, em dilemas morais da vida real | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | A presente investigação insere-se na temática da moralidade da vida
real, e tem como principais objectivos, identificar o tipo de dilemas morais
espontaneamente relatados pelos estudantes da Universidade de Coimbra em
contexto académico e avaliar se utilizam as regras de justiça procedimental
de Leventhal (1980) na resolução desses mesmos conflitos. Caso se verifique
a sua utilização, pretendemos explorar quais as regras utilizadas. É ainda
nossa intenção identificar as emoções associadas aos dilemas morais da vida
real e qual a sua relação com os conflitos socio-cognitivos vivenciados e o
sexo dos respondentes.
Neste sentido, utilizamos uma amostra de 60 sujeitos (30 homens e 30
mulheres), que responderam a um questionário no qual relatavam um dilema
moral da vida real que tivessem experienciado, o grau de conflito sociocognitivo
vivenciado e as emoções que sentiram durante a tomada de decisão
moral. Os resultados apontam no sentido de que os estudantes quando confrontados
com dilemas morais da vida real tendem a utilizar regras de justiça
procedimental como suporte da sua tomada de decisão moral. Analisámos
ainda as implicações que tais resultados acarretam assim como, propomos
alguns projectos de investigação que achamos interessante levar a cabo.
Palavras-chave: Dilemas morais da vida real, Regras de justiça procedimental,
conflito socio-cognitivo. This research is focused on morality in real life, and had as main objectives, identify the type of moral dilemmas spontaneously reported by the students of the University of Coimbra in the academic context and if they use the procedural justice rules of Leventhal (1980) in the resolution of these conflicts. If that so, we want to explore what are the rules they used. It is our intention to identify the emotions associated with real-life moral dilemmas and what is its relationship with socio-cognitive conflict experienced and sex of the respondents. Thus, we used a sample of 60 subjects (30 men and 30 women) who answered a questionnaire in which they reported a real-life moral dilemma they had experienced, the degree of socio-cognitive conflict and the emotions felt during that moral decision making. The results point to the fact that students when confronted with moral dilemmas in real life tend to use procedural justice rules in support of their moral decision making. We analyze the implications that these results lead and we propose some research projects that we think interesting to pursue. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em psicologia, especialização em Psicologia das Organizações e do Trabalho. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/20353 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedro Reis.pdf | 681.67 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 50
516
Visto em 7/mai/2024
Downloads
277
Visto em 7/mai/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.