Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/20353
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dc.contributor.advisorValentim, Joaquim Pires-
dc.contributor.authorReis, Pedro Miguel Martins-
dc.date.accessioned2012-07-12T19:51:06Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/20353-
dc.descriptionDissertação de mestrado em psicologia, especialização em Psicologia das Organizações e do Trabalho.pt
dc.description.abstractA presente investigação insere-se na temática da moralidade da vida real, e tem como principais objectivos, identificar o tipo de dilemas morais espontaneamente relatados pelos estudantes da Universidade de Coimbra em contexto académico e avaliar se utilizam as regras de justiça procedimental de Leventhal (1980) na resolução desses mesmos conflitos. Caso se verifique a sua utilização, pretendemos explorar quais as regras utilizadas. É ainda nossa intenção identificar as emoções associadas aos dilemas morais da vida real e qual a sua relação com os conflitos socio-cognitivos vivenciados e o sexo dos respondentes. Neste sentido, utilizamos uma amostra de 60 sujeitos (30 homens e 30 mulheres), que responderam a um questionário no qual relatavam um dilema moral da vida real que tivessem experienciado, o grau de conflito sociocognitivo vivenciado e as emoções que sentiram durante a tomada de decisão moral. Os resultados apontam no sentido de que os estudantes quando confrontados com dilemas morais da vida real tendem a utilizar regras de justiça procedimental como suporte da sua tomada de decisão moral. Analisámos ainda as implicações que tais resultados acarretam assim como, propomos alguns projectos de investigação que achamos interessante levar a cabo. Palavras-chave: Dilemas morais da vida real, Regras de justiça procedimental, conflito socio-cognitivo.pt
dc.description.abstractThis research is focused on morality in real life, and had as main objectives, identify the type of moral dilemmas spontaneously reported by the students of the University of Coimbra in the academic context and if they use the procedural justice rules of Leventhal (1980) in the resolution of these conflicts. If that so, we want to explore what are the rules they used. It is our intention to identify the emotions associated with real-life moral dilemmas and what is its relationship with socio-cognitive conflict experienced and sex of the respondents. Thus, we used a sample of 60 subjects (30 men and 30 women) who answered a questionnaire in which they reported a real-life moral dilemma they had experienced, the degree of socio-cognitive conflict and the emotions felt during that moral decision making. The results point to the fact that students when confronted with moral dilemmas in real life tend to use procedural justice rules in support of their moral decision making. We analyze the implications that these results lead and we propose some research projects that we think interesting to pursue.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectDilemas moraispt
dc.subjectConflito socio-cognitivopt
dc.subjectRegras de justiçapt
dc.titleRegras de justiça procedimental, conflito socio-cognitivo, emoções e sexo, em dilemas morais da vida realpt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleRegras de justiça procedimental, conflito socio-cognitivo, emoções e sexo, em dilemas morais da vida realpor
dc.date.embargoEndDate10000-01-01-
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2009-01-01*
dc.date.periodoembargo0pt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
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