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https://hdl.handle.net/10316/20211
Título: | Optimização de um sistema de injecção / ligação electrónica programável aplicado a um motor para participar nas edições 2010 da Shell Eco -marathon | Autor: | Tavares, Mário Jorge Varela | Orientador: | Carvalheira, Pedro de Figueiredo Vieira | Palavras-chave: | Ciclo Otto; Optimização; Injecção de combustivel; Shell Eco-marathon | Data: | Set-2010 | Citação: | TAVARES,Mário Jorge Varela - Optimização de um sistemo de injecção / ignição electrónica programável aplicado a um motor para participar nas edições 2010 da Shell Eco-marathon. Coimbra: [s.n.],2010. Dissertação de Mestrado | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Optimização de um sistemo de injecção / ignição electrónica programável aplicado a um motor para participar nas edições 2010 da Shell Eco-marathon | Local de edição ou do evento: | Coimbra,2010 | Resumo: | Este trabalho consiste na optimização experimental do desempenho e do consumo específico de combustível do motor M3165 desenvolvido no DEM e que propulsiona o Eco Veículo XC20i. Este é um veículo automóvel protótipo que participa na Shell Eco- marathon, uma competição internacional de eficiência energética de classe mundial, com o objectivo de obter o melhor desempenho possível. Apresenta-se o motor, objecto de estudo, assim como o sistema de injecção de combustível e ignição electrónica programável que foi o principal alvo de vários ensaios experimentais. Antes destes se iniciarem foram realizadas simulações do ciclo de funcionamento do motor para identificar as variáveis de projecto e de operação que mais influenciam o consumo específico de combustível do motor. Depois de efectuadas numerosas simulações numéricas do funcionamento do motor, foram identificadas as variáveis de operação e de projecto que mais influenciavam o consumo específico de combustível do motor e foram essas variáveis estudadas nos ensaios experimentais de forma a obter a configuração óptima do motor para participar na European Shell Eco-marathon 2010 e na Shell Eco-marathon Youth Challenge UK 2010. Este ano foi, ainda, utilizado um novo método de teste experimental do motor em que o mesmo é testado em condições transitórias muito semelhantes àquelas a que o motor está submetido na prova da SEM. São apresentadas as conclusões relativas às afinações e optimizações introduzidas, assim como os resultados das provas da SEM. | Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/20211 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
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Mário_Tavares_2003115696_2010_rf.pdf | 2.23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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