Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/20211
Título: Optimização de um sistema de injecção / ligação electrónica programável aplicado a um motor para participar nas edições 2010 da Shell Eco -marathon
Autor: Tavares, Mário Jorge Varela 
Orientador: Carvalheira, Pedro de Figueiredo Vieira
Palavras-chave: Ciclo Otto; Optimização; Injecção de combustivel; Shell Eco-marathon
Data: Set-2010
Citação: TAVARES,Mário Jorge Varela - Optimização de um sistemo de injecção / ignição electrónica programável aplicado a um motor para participar nas edições 2010 da Shell Eco-marathon. Coimbra: [s.n.],2010. Dissertação de Mestrado
Título da revista, periódico, livro ou evento: Optimização de um sistemo de injecção / ignição electrónica programável aplicado a um motor para participar nas edições 2010 da Shell Eco-marathon
Local de edição ou do evento: Coimbra,2010
Resumo: Este trabalho consiste na optimização experimental do desempenho e do consumo específico de combustível do motor M3165 desenvolvido no DEM e que propulsiona o Eco Veículo XC20i. Este é um veículo automóvel protótipo que participa na Shell Eco- marathon, uma competição internacional de eficiência energética de classe mundial, com o objectivo de obter o melhor desempenho possível. Apresenta-se o motor, objecto de estudo, assim como o sistema de injecção de combustível e ignição electrónica programável que foi o principal alvo de vários ensaios experimentais. Antes destes se iniciarem foram realizadas simulações do ciclo de funcionamento do motor para identificar as variáveis de projecto e de operação que mais influenciam o consumo específico de combustível do motor. Depois de efectuadas numerosas simulações numéricas do funcionamento do motor, foram identificadas as variáveis de operação e de projecto que mais influenciavam o consumo específico de combustível do motor e foram essas variáveis estudadas nos ensaios experimentais de forma a obter a configuração óptima do motor para participar na European Shell Eco-marathon 2010 e na Shell Eco-marathon Youth Challenge UK 2010. Este ano foi, ainda, utilizado um novo método de teste experimental do motor em que o mesmo é testado em condições transitórias muito semelhantes àquelas a que o motor está submetido na prova da SEM. São apresentadas as conclusões relativas às afinações e optimizações introduzidas, assim como os resultados das provas da SEM.
Descrição: Dissertação de mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/20211
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Mário_Tavares_2003115696_2010_rf.pdf2.23 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

303
Visto em 16/jul/2024

Downloads 50

549
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.