Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20211
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dc.contributor.advisorCarvalheira, Pedro de Figueiredo Vieira-
dc.contributor.authorTavares, Mário Jorge Varela-
dc.date.accessioned2012-07-03T22:16:44Z-
dc.date.available2012-07-03T22:16:44Z-
dc.date.issued2010-09-
dc.identifier.citationTAVARES,Mário Jorge Varela - Optimização de um sistemo de injecção / ignição electrónica programável aplicado a um motor para participar nas edições 2010 da Shell Eco-marathon. Coimbra: [s.n.],2010. Dissertação de Mestradopor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/20211-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractEste trabalho consiste na optimização experimental do desempenho e do consumo específico de combustível do motor M3165 desenvolvido no DEM e que propulsiona o Eco Veículo XC20i. Este é um veículo automóvel protótipo que participa na Shell Eco- marathon, uma competição internacional de eficiência energética de classe mundial, com o objectivo de obter o melhor desempenho possível. Apresenta-se o motor, objecto de estudo, assim como o sistema de injecção de combustível e ignição electrónica programável que foi o principal alvo de vários ensaios experimentais. Antes destes se iniciarem foram realizadas simulações do ciclo de funcionamento do motor para identificar as variáveis de projecto e de operação que mais influenciam o consumo específico de combustível do motor. Depois de efectuadas numerosas simulações numéricas do funcionamento do motor, foram identificadas as variáveis de operação e de projecto que mais influenciavam o consumo específico de combustível do motor e foram essas variáveis estudadas nos ensaios experimentais de forma a obter a configuração óptima do motor para participar na European Shell Eco-marathon 2010 e na Shell Eco-marathon Youth Challenge UK 2010. Este ano foi, ainda, utilizado um novo método de teste experimental do motor em que o mesmo é testado em condições transitórias muito semelhantes àquelas a que o motor está submetido na prova da SEM. São apresentadas as conclusões relativas às afinações e optimizações introduzidas, assim como os resultados das provas da SEM.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCiclo Ottopor
dc.subjectOptimizaçãopor
dc.subjectInjecção de combustivelpor
dc.subjectShell Eco-marathonpor
dc.titleOptimização de um sistema de injecção / ligação electrónica programável aplicado a um motor para participar nas edições 2010 da Shell Eco -marathonpor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbra,2010por
degois.publication.titleOptimização de um sistemo de injecção / ignição electrónica programável aplicado a um motor para participar nas edições 2010 da Shell Eco-marathonpor
dc.peerreviewedNopor
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado
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