Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20211
Title: Optimização de um sistema de injecção / ligação electrónica programável aplicado a um motor para participar nas edições 2010 da Shell Eco -marathon
Authors: Tavares, Mário Jorge Varela 
Orientador: Carvalheira, Pedro de Figueiredo Vieira
Keywords: Ciclo Otto; Optimização; Injecção de combustivel; Shell Eco-marathon
Issue Date: Sep-2010
Citation: TAVARES,Mário Jorge Varela - Optimização de um sistemo de injecção / ignição electrónica programável aplicado a um motor para participar nas edições 2010 da Shell Eco-marathon. Coimbra: [s.n.],2010. Dissertação de Mestrado
Serial title, monograph or event: Optimização de um sistemo de injecção / ignição electrónica programável aplicado a um motor para participar nas edições 2010 da Shell Eco-marathon
Place of publication or event: Coimbra,2010
Abstract: Este trabalho consiste na optimização experimental do desempenho e do consumo específico de combustível do motor M3165 desenvolvido no DEM e que propulsiona o Eco Veículo XC20i. Este é um veículo automóvel protótipo que participa na Shell Eco- marathon, uma competição internacional de eficiência energética de classe mundial, com o objectivo de obter o melhor desempenho possível. Apresenta-se o motor, objecto de estudo, assim como o sistema de injecção de combustível e ignição electrónica programável que foi o principal alvo de vários ensaios experimentais. Antes destes se iniciarem foram realizadas simulações do ciclo de funcionamento do motor para identificar as variáveis de projecto e de operação que mais influenciam o consumo específico de combustível do motor. Depois de efectuadas numerosas simulações numéricas do funcionamento do motor, foram identificadas as variáveis de operação e de projecto que mais influenciavam o consumo específico de combustível do motor e foram essas variáveis estudadas nos ensaios experimentais de forma a obter a configuração óptima do motor para participar na European Shell Eco-marathon 2010 e na Shell Eco-marathon Youth Challenge UK 2010. Este ano foi, ainda, utilizado um novo método de teste experimental do motor em que o mesmo é testado em condições transitórias muito semelhantes àquelas a que o motor está submetido na prova da SEM. São apresentadas as conclusões relativas às afinações e optimizações introduzidas, assim como os resultados das provas da SEM.
Description: Dissertação de mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/20211
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Mário_Tavares_2003115696_2010_rf.pdf2.23 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

284
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

520
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.