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Título: Projecto de um sistema de transmissão de um veículo automóvel utilitário citadino híbrido
Autor: Silva, Cédric Bruno Gomes da 
Orientador: Costa, José Domingos Moreira
Carvalheira, Pedro de Figueiredo Vieira
Palavras-chave: Veículo híbrido; Caixa de velocidade
Data: Set-2011
Citação: SILVA, Cédric Bruno Gomes da Silva - Projecto de um sistema de transmissão de um veículo automóvel utilitário citadino híbrido [em linha]. Disponível em URL: http://hdl.handle.net/10316/20175. Coimbra : [s.n.], 2011. Dissertação de mestrado
Título da revista, periódico, livro ou evento: Projecto de um sistema de transmissão de um veículo automóvel utilitário citadino híbrido
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O objectivo desta dissertação de mestrado é a eleição da melhor linha de transmissão para um veículo híbrido automóvel citadino urbano. Ao longo desta exposição serão descritos os órgãos que compõem uma linha de transmissão, a sua respectiva função e o seu posicionamento. Apresentar-se-á pormenorizadamente as diversas caixas de velocidades passíveis de virem a ser aplicadas num veículo híbrido, que podem ser divididas em dois grupos, as caixas de velocidades automáticas e as caixas de velocidades de variação contínua, denominadas CVT´s (continuously variable transmission). Estes dois grupos, subdividem-se, nas caixas de velocidades automáticas descritas ao longo desta dissertação: as caixas de velocidades automáticas e as caixas de velocidades semi-automática, em particular a DSG. Nas caixas de velocidades de variação contínua (CVT), são consideradas: as CVT´s com correia ou corrente, a Cone Ring e a CVT Full ou Half Toroidal. Para cada uma das caixas de velocidades mencionadas anteriormente, serão expostas as suas vantagens e desvantagens. Assim como, em anexo, serão avaliados e comparados vários parâmetros para recair sobre a melhor escolha das caixas de velocidades apresentadas para estudo. Em conclusão serão apresentadas as diversas razões para a escolha da caixa de velocidade semi-automática DSG para o veículo híbrido desejado, acrescentando algumas sugestões para a continuação deste projecto.
The goal of this dissertation is to select the best transmission for a hybrid city car. Throughout this exposition the components of a transmission system will be described, their correspondent function and position. It will be introduced in detail the range of transmission systems that may come to be applied in a hybrid vehicle. The gearbox can be divided into two groups: automatic gearboxes and continuously variable transmission gearboxes, called CVT. These two groups are subdivided, in automatic transmissions described throughout this dissertation: the automatic gearboxes and semi-automatic gearboxes, DSG in particular. In CVT gearboxes there are the CVT with belt or chain, the Cone Ring, Full Toroidal and Half Toroidal. For each of the transmission systems mentioned above, will be exhibited its advantages and disadvantages. Several parameters will be evaluated and compared to find the best choice among the gearboxes discussed in this study. In conclusion several reasons for the choice of the semi-automatic gearbox DSG for the desired hybrid vehicle will be presented and some suggestions given for the continuation of this project.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia Automóvel,apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/20175
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

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