Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/18483
Title: | O grau de satisfação/insatisfação dos estagiários da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, no ano lectivo 2003/2004 | Authors: | Custódio, Filipa dos Santos | Orientador: | Ramos, Susana | Keywords: | Estagiários de educação física; Psicologia do desporto; Sstisfação; Insatisfação; Bateria de testes | Issue Date: | 2004 | Abstract: | O presente estudo tem por objectivo verificar o grau de satisfação/insatisfação dos estagiários da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, no ano lectivo 2003/2004. A população inquirida neste estudo é composta por 63 alunos/estagiários do 5º ano da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra no ano lectivo de 2003/2004, com idades compreendidas entre os 21 e 27 anos (sendo a média de idades de 22,67 anos e o desvio padrão de 1,18 anos) e que estão a estagiar em escolas com 3ºciclo e ensino secundário dos distritos de Aveiro, de Coimbra e de Leiria. O instrumento de avaliação por nós utilizado para a realização deste estudo é o Questionário de Opinião a Professores de Educação Física (QOPEF) de Ramos (2003), adaptado de Correia (1997), sendo o tratamento da informação realizado com o apoio do programa informático SPSS, versão 11.5. Para a análise dos dados foram utilizadas técnicas de estatística descritiva e técnicas de estatística inferencial. O presente estudo levou-nos a tirar algumas conclusões. Assim, verificámos que, ao contrário do que seria de esperar, os alunos/estagiários da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, no ano lectivo 2003/2004, de uma maneira geral, apresentam sentimentos de satisfação e bem-estar face à função docente. Podemos ainda realçar que este sentimento de satisfação é mais evidenciado perante factores de natureza relacional professor-alunos, profissional, económico e a nível das manifestações de mal-estar/bem-estar docente; denota-se alguma indiferença e neutralidade dos estagiários perante factores institucionais, sejam ele relacionados com a instituição/instituição ou com o professor/instituição. | Description: | Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física | URI: | https://hdl.handle.net/10316/18483 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FCDEF - Vários |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Indice monografia.pdf | 236.39 kB | Adobe PDF | View/Open | |
ÍNDICE.pdf | 168.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
328
checked on Oct 16, 2024
Download(s) 20
870
checked on Oct 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.