Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/18483
Title: O grau de satisfação/insatisfação dos estagiários da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, no ano lectivo 2003/2004
Authors: Custódio, Filipa dos Santos 
Orientador: Ramos, Susana
Keywords: Estagiários de educação física; Psicologia do desporto; Sstisfação; Insatisfação; Bateria de testes
Issue Date: 2004
Keywords: Estagiários de educação física; Psicologia do desporto; Sstisfação; Insatisfação; Bateria de testes
Issue Date: 2004
Abstract: O presente estudo tem por objectivo verificar o grau de satisfação/insatisfação dos estagiários da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, no ano lectivo 2003/2004. A população inquirida neste estudo é composta por 63 alunos/estagiários do 5º ano da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra no ano lectivo de 2003/2004, com idades compreendidas entre os 21 e 27 anos (sendo a média de idades de 22,67 anos e o desvio padrão de 1,18 anos) e que estão a estagiar em escolas com 3ºciclo e ensino secundário dos distritos de Aveiro, de Coimbra e de Leiria. O instrumento de avaliação por nós utilizado para a realização deste estudo é o Questionário de Opinião a Professores de Educação Física (QOPEF) de Ramos (2003), adaptado de Correia (1997), sendo o tratamento da informação realizado com o apoio do programa informático SPSS, versão 11.5. Para a análise dos dados foram utilizadas técnicas de estatística descritiva e técnicas de estatística inferencial. O presente estudo levou-nos a tirar algumas conclusões. Assim, verificámos que, ao contrário do que seria de esperar, os alunos/estagiários da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, no ano lectivo 2003/2004, de uma maneira geral, apresentam sentimentos de satisfação e bem-estar face à função docente. Podemos ainda realçar que este sentimento de satisfação é mais evidenciado perante factores de natureza relacional professor-alunos, profissional, económico e a nível das manifestações de mal-estar/bem-estar docente; denota-se alguma indiferença e neutralidade dos estagiários perante factores institucionais, sejam ele relacionados com a instituição/instituição ou com o professor/instituição.
Description: Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/18483
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Vários

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