Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17995
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, António Gomes Alves-
dc.contributor.authorPinheiro, Márcia Aparecida dos Santos-
dc.date.accessioned2011-12-22T13:59:12Z-
dc.date.available2011-12-22T13:59:12Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/17995-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractEsta dissertação, tem como objetivo promover a necessidade de se repensar a educação a partir dos conceitos de Cidade Educadora e Centros Cívico-educativos, tendo em vista acentuar uma estratégia educativa como eixo primordial do desenvolvimento de um território. No caso concreto olhamos para a cidade de Cuiabá, Brasil, na tentativa de elucidar uma possível análise e desenho de uma situação que permita avançar para uma oferta educativa que consolide iniciativas anteriores e potencie dinâmicas mais consistente por via de uma reorganização do sistema educativo local. Para a realização desta investigação, seguimos uma abordagem qualitativa, recorrendo a um ‘estudo de caso’ que teve como objeto de estudo o Município de Cuiabá / MT – Brasil. Nesta investigação, utilizamos técnicas de análise documental, e as entrevistas semiestruturadas feitas a sujeitos locais. Tivemos como principais dimensões de análise a percepção geral da educação no município, perspectivas futuras para a educação, e os conceitos de Cidade Educadora e Centros Cívico-educativos - CCE. Como resultado, apresentamos uma proposta de reorganização territorial em Centros Cívico-educativos para o município de Cuiabá. Estes CCE pretendem enquadrar uma oferta educativa integral e integradora, formal, não-formal e informal, a toda a comunidade de modo a potenciar a participação das pessoas e a fomentar o intercâmbio do conhecimento.por
dc.description.abstractThis study aims to promote the need to rethink education from the concepts of Education City and Civic-educations Centers, in order to enhance educational strategy as a primordial line in the development of a territory. In the specific case we look at the city of Cuiabá, Brazil, in an attempt to elucidate a possible analysis and design of a situation that allows the progress to an educational provision that consolidate earlier initiatives and potentiates dynamics more consistents by the way of a reorganization of local system education. To accomplish this research, we follow a qualitative approach, using a 'case study' which study object is the city of Cuiabá / MT - Brazil. In this investigation, we used techniques of document analysis, and semi-structured interviews made to local subjects. The main analysis dimensions were the general perception of education in the city, future prospects for education, and the concepts of Education City and Civic-educations Centers (CEC). As a result, we present a proposal for a territorial reorganization in the educational Civic Centers for the city of Cuiabá. These CEC intend framing an integral and integrative educational provision, formal, nonformal and informal, to all community so that potentiate the participation of people and encourage the knowledge exchange.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAdministração Local da Educaçãopor
dc.subjectDesenvolvimento Sustentávelpor
dc.subjectCidade Educadorapor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectCentros Cívico-educativospor
dc.subjectAprendizagem ao Longo da Vidapor
dc.titleCidade educadora:a organização em centros cívico-educativos : uma proposta para Cuiabápor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleCidade educadora: a organização em centros cívico-educativos: uma proposta para Cuiabápor
dc.peerreviewedNopor
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3281-6819-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s) 50

619
checked on Oct 15, 2024

Download(s) 50

811
checked on Oct 15, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.