Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/17995
Título: Cidade educadora:a organização em centros cívico-educativos : uma proposta para Cuiabá
Autor: Pinheiro, Márcia Aparecida dos Santos 
Orientador: Ferreira, António Gomes Alves
Palavras-chave: Administração Local da Educação; Desenvolvimento Sustentável; Cidade Educadora; Cidadania; Centros Cívico-educativos; Aprendizagem ao Longo da Vida
Data: 2011
Título da revista, periódico, livro ou evento: Cidade educadora: a organização em centros cívico-educativos: uma proposta para Cuiabá
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Esta dissertação, tem como objetivo promover a necessidade de se repensar a educação a partir dos conceitos de Cidade Educadora e Centros Cívico-educativos, tendo em vista acentuar uma estratégia educativa como eixo primordial do desenvolvimento de um território. No caso concreto olhamos para a cidade de Cuiabá, Brasil, na tentativa de elucidar uma possível análise e desenho de uma situação que permita avançar para uma oferta educativa que consolide iniciativas anteriores e potencie dinâmicas mais consistente por via de uma reorganização do sistema educativo local. Para a realização desta investigação, seguimos uma abordagem qualitativa, recorrendo a um ‘estudo de caso’ que teve como objeto de estudo o Município de Cuiabá / MT – Brasil. Nesta investigação, utilizamos técnicas de análise documental, e as entrevistas semiestruturadas feitas a sujeitos locais. Tivemos como principais dimensões de análise a percepção geral da educação no município, perspectivas futuras para a educação, e os conceitos de Cidade Educadora e Centros Cívico-educativos - CCE. Como resultado, apresentamos uma proposta de reorganização territorial em Centros Cívico-educativos para o município de Cuiabá. Estes CCE pretendem enquadrar uma oferta educativa integral e integradora, formal, não-formal e informal, a toda a comunidade de modo a potenciar a participação das pessoas e a fomentar o intercâmbio do conhecimento.
This study aims to promote the need to rethink education from the concepts of Education City and Civic-educations Centers, in order to enhance educational strategy as a primordial line in the development of a territory. In the specific case we look at the city of Cuiabá, Brazil, in an attempt to elucidate a possible analysis and design of a situation that allows the progress to an educational provision that consolidate earlier initiatives and potentiates dynamics more consistents by the way of a reorganization of local system education. To accomplish this research, we follow a qualitative approach, using a 'case study' which study object is the city of Cuiabá / MT - Brazil. In this investigation, we used techniques of document analysis, and semi-structured interviews made to local subjects. The main analysis dimensions were the general perception of education in the city, future prospects for education, and the concepts of Education City and Civic-educations Centers (CEC). As a result, we present a proposal for a territorial reorganization in the educational Civic Centers for the city of Cuiabá. These CEC intend framing an integral and integrative educational provision, formal, nonformal and informal, to all community so that potentiate the participation of people and encourage the knowledge exchange.
Descrição: Dissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/17995
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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