Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17844
Title: Aplicação do Balanced Scorecard numa PME Industrial : a implementação do BSC na Ciclo Fapril , Indústrias Metalúrgicas, S. A.
Authors: Patrão, Ricardo Maurício 
Orientador: Ferreira, José Manuel Bernardo Vaz
Issue Date: 26-Oct-2011
Publisher: FEUC
Citation: Patrão, Ricardo Maurício - Aplicação do Balanced Scorecard numa PME Industrial : a implementação do BSC na Ciclo Fapril , Indústrias Metalúrgicas, S. A.. Coimbra, 2011
Abstract: O presente relatório aborda as vantagens resultantes para as organizações em implementarem o Balanced Scorecard (BSC) como sistema de gestão estratégica, por este constituir uma ferramenta poderosa para estas clarificarem a sua Visão e Estratégia, e implementá-la na prática, de forma a tornarem-se cada vez mais produtivas e competitivas, condições indispensáveis para sobreviverem no actual quadro de globalização mundial, num contexto de crise internacional, como a que vivemos. Em particular, o relatório centra-se no início do processo de implementação do BSC numa média empresa, que opera no sector da indústria metalomecânica ligeira e em que, por via do crescimento orgânico, imposto pelo alargamento dos seus mercados, a sua Administração enfrenta necessidades crescentes de garantir novas e mais adequadas formas de controlo de gestão, de modo a perspectivar consistentemente como a empresa irá, de forma continuada, enfrentar o futuro. Começa-se por analisar a evolução do conceito “Balanced Scorecard”, e identificar os principais benefícios e dificuldades que surgem na sua aplicação às empresas. Segue-se uma breve apreciação crítica a este modelo e, na última parte do trabalho, centra-se a atenção na adaptação do modelo às PME´s, já que este foi concebido para grandes empresas e outras organizações, sendo analisado o caso concreto de aplicação do BSC a uma empresa do ramo metalúrgico, abrangida pela classificação de PME em Portugal, mas que possui uma dimensão apreciável, sendo dotada duma estrutura organizativa adequada. Referem-se as principais dificuldades surgidas na aplicação do modelo, e a necessidade do projecto continuar a ser desenvolvido, e actualizado, no futuro.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de José Vaz Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17844
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.