Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/17710
Título: O ensino da Físico-Química no Projecto TurmaMais
Autor: Taborda, Ana Margarida Oliveira Mata Pires 
Orientador: Silva, Maria Helena Lopes Damião da
Nascimento, Maria Augusta Vilalobos Filipe Pereira do
Palavras-chave: Sucesso escolar; Ensino da Físico-Química; Acompanhamento e supervisão; Formação de professores
Data: 2011
Título da revista, periódico, livro ou evento: O ensino da Físico-Química no Projecto TurmaMais
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Os preocupantes níveis de insucesso académico no ensino básico têm levado o Ministério da Educação e as escolas a delinear propostas de ensino susceptíveis de responder mais eficazmente às necessidades de aprendizagem manifestadas pelos alunos. A primeira parte deste trabalho detém-se nesta problemática, focando o Projecto TurmaMais, o qual, surgido no seio de uma escola graças à política de Autonomia das Escolas e de Gestão Flexível do Currículo, encontra justificação nessa linha seguida pela tutela e foi alargado a outras escolas do país. Trata-se de uma iniciativa pedagógica que assenta no diagnóstico das dificuldades e potencialidades dos alunos e na preparação de dinâmicas de sala de aula específicas, que recorrem ao ensino diferenciado e à avaliação formal. Desenvolvemos, então, um estudo empírico de carácter exploratório e descritivo procurando conhecer o entendimento que professores de Físico-Química envolvidos nesse projecto têm relativamente a alguns aspectos do mesmo. Os dados obtidos com recurso a uma entrevista semi-estruturada foram submetidos a análise de conteúdo, permitindo perceber que, de modo geral, esses professores reconhecem mérito ao projecto, sendo no entanto cautelosos quando se trata de afirmarem a sua validade para a área curricular disciplinar em causa.
The worrying levels of academic failure in basic school has taken the Ministry of Education and the schools to outline capable teaching proposals to respond more effectively to the learning needs revealed by students. The first part of this study holds on this problematic, focusing on “Projecto TurmaMais” which appeared at a specific school due to the Autonomy of Schools‟ policy and of Flexible Management of Curriculum, finds justification on that line followed by the government and was extended to other schools of the country. This is a pedagogical initiative based on the diagnosis of students‟ difficulties and potentialities and in the preparation of specific classroom dynamics that appeals to differentiated teaching and to formal evaluation. Then we have developed an empirical study with an exploratory and descriptive framework which aims to understand what Physical-Chemistry teachers involved in that project think about some of its aspects. The obtained data, with the help of a semi-structured interview, were submitted to a content analysis, allowing us to realize that, in general, those teachers recognize the merit of the project, being however cautious when talking about its validity as far as that disciplinary curriculum area is concerned.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/17710
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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