Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17710
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Maria Helena Lopes Damião da-
dc.contributor.advisorNascimento, Maria Augusta Vilalobos Filipe Pereira do-
dc.contributor.authorTaborda, Ana Margarida Oliveira Mata Pires-
dc.date.accessioned2011-11-28T11:59:27Z-
dc.date.available2011-11-28T11:59:27Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/17710-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractOs preocupantes níveis de insucesso académico no ensino básico têm levado o Ministério da Educação e as escolas a delinear propostas de ensino susceptíveis de responder mais eficazmente às necessidades de aprendizagem manifestadas pelos alunos. A primeira parte deste trabalho detém-se nesta problemática, focando o Projecto TurmaMais, o qual, surgido no seio de uma escola graças à política de Autonomia das Escolas e de Gestão Flexível do Currículo, encontra justificação nessa linha seguida pela tutela e foi alargado a outras escolas do país. Trata-se de uma iniciativa pedagógica que assenta no diagnóstico das dificuldades e potencialidades dos alunos e na preparação de dinâmicas de sala de aula específicas, que recorrem ao ensino diferenciado e à avaliação formal. Desenvolvemos, então, um estudo empírico de carácter exploratório e descritivo procurando conhecer o entendimento que professores de Físico-Química envolvidos nesse projecto têm relativamente a alguns aspectos do mesmo. Os dados obtidos com recurso a uma entrevista semi-estruturada foram submetidos a análise de conteúdo, permitindo perceber que, de modo geral, esses professores reconhecem mérito ao projecto, sendo no entanto cautelosos quando se trata de afirmarem a sua validade para a área curricular disciplinar em causa.por
dc.description.abstractThe worrying levels of academic failure in basic school has taken the Ministry of Education and the schools to outline capable teaching proposals to respond more effectively to the learning needs revealed by students. The first part of this study holds on this problematic, focusing on “Projecto TurmaMais” which appeared at a specific school due to the Autonomy of Schools‟ policy and of Flexible Management of Curriculum, finds justification on that line followed by the government and was extended to other schools of the country. This is a pedagogical initiative based on the diagnosis of students‟ difficulties and potentialities and in the preparation of specific classroom dynamics that appeals to differentiated teaching and to formal evaluation. Then we have developed an empirical study with an exploratory and descriptive framework which aims to understand what Physical-Chemistry teachers involved in that project think about some of its aspects. The obtained data, with the help of a semi-structured interview, were submitted to a content analysis, allowing us to realize that, in general, those teachers recognize the merit of the project, being however cautious when talking about its validity as far as that disciplinary curriculum area is concerned.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSucesso escolarpor
dc.subjectEnsino da Físico-Químicapor
dc.subjectAcompanhamento e supervisãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleO ensino da Físico-Química no Projecto TurmaMaispor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleO ensino da Físico-Química no Projecto TurmaMaispor
dc.peerreviewedNopor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.researchunitCFisUC – Center for Physics of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3324-4074-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4887-1369-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Ana Margarida Taborda.pdf1.92 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

151
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

48
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.