Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17695
Title: Relatório final de estágio
Authors: Freire, Regina Fernandes 
Orientador: Fonseca, Pedro
Keywords: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2011
Abstract: Este estágio foi um momento decisivo da nossa formação enquanto alunos deste Mestrado que ambicionam vir a ser profissionais reconhecidos pela sua qualidade de trabalho junto de toda a comunidade educativa. Este processo, reflexivo de aprendizagem guiada, proporcionou excelentes momentos de aprendizagem, formação e melhoria. Nas actividades de ensino-aprendizagem consideram-se três grandes competências profissionais da prática docente: o planeamento do ensino, a condução do ensino-aprendizagem (realização) e a avaliação. O planeamento é importantíssimo, pois visa minimizar o erro na leccionação, potenciar a aprendizagem por parte dos alunos e promover a qualidade do trabalho efectuado na escola. A realização permitiu-nos melhorar a nossa intervenção pedagógica, em concreto, na instrução, gestão e clima/disciplina. A qualidade pedagógica do professor promove o sucesso e a motivação dos alunos. Na instrução, a informação transmitida deve ser clara e objectiva. Na gestão, deve-se maximizar o tempo de empenhamento motor, reduzindo os períodos de instrução e a duração e o número de episódios de organização. A existência de um bom clima de aula contribui para o empenhamento motor e satisfação dos alunos. A avaliação permite informar os alunos acerca do seu desempenho, sustentar o sucesso de todos os alunos, planear e reajustar a planificação se necessário, certificar as diversas aprendizagens e competências adquiridas pelos alunos e contribuir para melhorar a qualidade do sistema educativo. A ética profissional revela uma importância fundamental no desenvolvimento do agir profissional do futuro professor, tendo como base a ética e o profissionalismo. Cabe ao professor ser profissional, responsável, pois este vai servir de modelo aos seus alunos e restante comunidade educativa. A formação contínua deve ser uma preocupação permanente ao longo da carreira de professor. De facto, quem deixar de aprender deve deixar de ensinar. Desta forma, qualquer professor está, ao longo da sua carreira profissional, em processo de formação, pois ainda há sempre mais a aprender (e, também, a ensinar).
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/17695
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Capa e Folha de rosto.pdf49.37 kBAdobe PDFView/Open
Relatório Final de Estágio.pdf1.09 MBAdobe PDFView/Open
Resumo Abstract.pdf128.26 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

238
checked on Apr 30, 2024

Download(s) 50

518
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.