Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17695
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dc.contributor.advisorFonseca, Pedro-
dc.contributor.authorFreire, Regina Fernandes-
dc.date.accessioned2011-11-25T15:20:25Z-
dc.date.available2011-11-25T15:20:25Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/17695-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbrapor
dc.description.abstractEste estágio foi um momento decisivo da nossa formação enquanto alunos deste Mestrado que ambicionam vir a ser profissionais reconhecidos pela sua qualidade de trabalho junto de toda a comunidade educativa. Este processo, reflexivo de aprendizagem guiada, proporcionou excelentes momentos de aprendizagem, formação e melhoria. Nas actividades de ensino-aprendizagem consideram-se três grandes competências profissionais da prática docente: o planeamento do ensino, a condução do ensino-aprendizagem (realização) e a avaliação. O planeamento é importantíssimo, pois visa minimizar o erro na leccionação, potenciar a aprendizagem por parte dos alunos e promover a qualidade do trabalho efectuado na escola. A realização permitiu-nos melhorar a nossa intervenção pedagógica, em concreto, na instrução, gestão e clima/disciplina. A qualidade pedagógica do professor promove o sucesso e a motivação dos alunos. Na instrução, a informação transmitida deve ser clara e objectiva. Na gestão, deve-se maximizar o tempo de empenhamento motor, reduzindo os períodos de instrução e a duração e o número de episódios de organização. A existência de um bom clima de aula contribui para o empenhamento motor e satisfação dos alunos. A avaliação permite informar os alunos acerca do seu desempenho, sustentar o sucesso de todos os alunos, planear e reajustar a planificação se necessário, certificar as diversas aprendizagens e competências adquiridas pelos alunos e contribuir para melhorar a qualidade do sistema educativo. A ética profissional revela uma importância fundamental no desenvolvimento do agir profissional do futuro professor, tendo como base a ética e o profissionalismo. Cabe ao professor ser profissional, responsável, pois este vai servir de modelo aos seus alunos e restante comunidade educativa. A formação contínua deve ser uma preocupação permanente ao longo da carreira de professor. De facto, quem deixar de aprender deve deixar de ensinar. Desta forma, qualquer professor está, ao longo da sua carreira profissional, em processo de formação, pois ainda há sempre mais a aprender (e, também, a ensinar).por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório final de estágiopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
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