Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/15621
Título: A escrita em alunos universitários:contributo para uma "revisão" do processo
Autor: Martins, Isabel Maria Dias Estêvão 
Orientador: Silva, Maria Helena Lopes Damião da
Festas, Maria Isabel Ferraz
Palavras-chave: Expressão escrita, aluno do superior
Data: 2010
Citação: MARTINS, Isabel Maria Dias Estêvão - A escrita em alunos universitários: contributo para uma "revisão" do processo. Coimbra : [ed. do autor], 2011. Tese de doutoramento
Título da revista, periódico, livro ou evento: A escrita em alunos universitários: contributo para uma "revisão" do processo
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Objecto de múltiplas abordagens, a escrita tem sido alvo de um número crescente de estudos que reforçam a centralidade desta competência. As atenções de entidades nacionais e internacionais reforçam a sua relevância enquanto factor de desenvolvimento pessoal, mas também cultural, social e económico. Perante estudos que nos indicam que os jovens não sabem escrever, o nosso trabalho pretendeu averiguar a proficiência que os universitários revelam a este nível. Partindo daquilo que se sabe serem os processos cognitivos essenciais à composição de textos, estudámos o modo como esses estudantes recorrem à planificação e à revisão em três tipos distintos de texto: resposta extensa em contexto de exame, texto de opinião e trabalho académico. A análise dos dados sugere estarmos perante escritores inexperientes que dominam debilmente o processo de escrita, estruturando e revendo superficialmente os textos nas diferentes tipologias. Efectivamente, os estudantes universitários estudados parecem não usar as estratégias adequadas à composição de textos, revelando uma ausência de planificação e de revisão em função de objectivos previamente definidos. Daqui decorre a necessidade de uma atenção particular ao desempenho docente e sua supervisão.
Object of multiple approaches, writing has been the target of a growing number of studies which reinforce the relevance of this competence. The interest shown by international and national entities emphasizes its relevance as a factor of personal development, as well as cultural, social and economic. With so many studies revealing that young people do not know how to write correctly, our work aimed to analyse the proficiency of a sample of university students at this level. Based on what is known about the main cognitive processes of text composition, we studied how a sample of university students uses planning and revision in three distinct types of text: extended answer in an exam context, opinion text and academic work. The data analysis suggests that these students are unskilled writers who weakly dominate the writing process, structuring and revising superficially the different text types. Effectively, this sample of university students does not seem to use the adequate strategies to text composition, revealing an absence of planning and revision, regarding previously defined objectives. These conclusions show us the need to pay a particular attention to teacher's performance and to its supervision.
Descrição: Dissertação de mestrado em Educação, especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/15621
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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