Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15621
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Maria Helena Lopes Damião da-
dc.contributor.advisorFestas, Maria Isabel Ferraz-
dc.contributor.authorMartins, Isabel Maria Dias Estêvão-
dc.date.accessioned2011-08-02T10:40:49Z-
dc.date.available2011-08-02T10:40:49Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationMARTINS, Isabel Maria Dias Estêvão - A escrita em alunos universitários: contributo para uma "revisão" do processo. Coimbra : [ed. do autor], 2011. Tese de doutoramento-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/15621-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação, especialização em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractObjecto de múltiplas abordagens, a escrita tem sido alvo de um número crescente de estudos que reforçam a centralidade desta competência. As atenções de entidades nacionais e internacionais reforçam a sua relevância enquanto factor de desenvolvimento pessoal, mas também cultural, social e económico. Perante estudos que nos indicam que os jovens não sabem escrever, o nosso trabalho pretendeu averiguar a proficiência que os universitários revelam a este nível. Partindo daquilo que se sabe serem os processos cognitivos essenciais à composição de textos, estudámos o modo como esses estudantes recorrem à planificação e à revisão em três tipos distintos de texto: resposta extensa em contexto de exame, texto de opinião e trabalho académico. A análise dos dados sugere estarmos perante escritores inexperientes que dominam debilmente o processo de escrita, estruturando e revendo superficialmente os textos nas diferentes tipologias. Efectivamente, os estudantes universitários estudados parecem não usar as estratégias adequadas à composição de textos, revelando uma ausência de planificação e de revisão em função de objectivos previamente definidos. Daqui decorre a necessidade de uma atenção particular ao desempenho docente e sua supervisão.por
dc.description.abstractObject of multiple approaches, writing has been the target of a growing number of studies which reinforce the relevance of this competence. The interest shown by international and national entities emphasizes its relevance as a factor of personal development, as well as cultural, social and economic. With so many studies revealing that young people do not know how to write correctly, our work aimed to analyse the proficiency of a sample of university students at this level. Based on what is known about the main cognitive processes of text composition, we studied how a sample of university students uses planning and revision in three distinct types of text: extended answer in an exam context, opinion text and academic work. The data analysis suggests that these students are unskilled writers who weakly dominate the writing process, structuring and revising superficially the different text types. Effectively, this sample of university students does not seem to use the adequate strategies to text composition, revealing an absence of planning and revision, regarding previously defined objectives. These conclusions show us the need to pay a particular attention to teacher's performance and to its supervision.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectExpressão escrita, aluno do superiorpor
dc.titleA escrita em alunos universitários:contributo para uma "revisão" do processopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleA escrita em alunos universitários: contributo para uma "revisão" do processopor
dc.peerreviewedNopor
uc.controloAutoridadeSim-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3324-4074-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1720-1488-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
A Escrita em Alunos Universitários.pdf3.06 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

459
checked on Nov 5, 2024

Download(s)

170
checked on Nov 5, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.