Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/15470
Título: Estudo do conhecimento emocional dos estudantes relativo aos estados afectivos nos eventos do estágio curricular: o caso particular do estado de interesse
Autor: Marques, Ângela Sofia Pereira 
Orientador: Brêda, Maria São João
Palavras-chave: Sintomas afectivos; Processos cognitivos; Interesse
Data: 2010
Resumo: A presente investigação insere-se na temática do conhecimento emocional que os estudantes possuem acerca dos estados afectivos vivenciados em contexto de estágio curricular. É prestada uma especial incidência sobre o estado de interesse. Para isso recorremos a uma metodolgia qualitativa e quantitativa, onde pretendemos identificar os eventos afectivos mais relevantes, o conhecimento emocional que lhes é atribuído, em função duma escala de appraisals, bem como conhecer os estados afectivos mencionados. Considerações mais detalhadas são dirigidas ao estado afectivo de interesse, pelo reconhecido papel desta emoção no processo de aprendizagem.
The present research is focused on the emotional knowledge of students’ affective states in practicum context. Special importance is given to the state of interest. To identify the most relevant affective events and their emotional knowledge, we used a qualitative and quantitative methodology. Because of the importance of the emotional state of interest in the learning process, special considerations are made about this issue.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação da Professora Doutora Maria São João Brêda.
URI: https://hdl.handle.net/10316/15470
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Ângela Marques.pdf938.96 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

982
Visto em 16/jul/2024

Downloads

17
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.