Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/13804
Título: | Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | Autor: | Vicente, Carla Maria Alves Dinis. | Orientador: | Carvalho, Luís Alberto Batista Guerra, Maria Aline Martins, Décio Ruivo |
Palavras-chave: | Ensino da física - 8º e 10º anos; Ensino da química - 8º e 10º anos | Data: | Set-2010 | Citação: | Vicente, Carla Maria Alves Dinis - Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Coimbra, 2012. | Resumo: | PALAVRAS-CHAVE: Estágio Pedagógico, Ensino da Física; Ensino da Química, Mestrado em Ensino. A elaboração de um Relatório de Estágio Pedagógico é a reflexão de toda a actividade pedagógica e intervenção na comunidade escolar, desenvolvida pelo professor estagiário, ao longo do ano lectivo. O Estágio Pedagógico de que resulta este Relatório decorreu durante o ano lectivo de 2009/2010, na Escola Secundária 3º CEB Quinta das Flores, Coimbra, sob a Orientação Pedagógica da Dr.ª Maria Aline Guerra e Orientação Científica, na Componente de Física, do Professor Dr. Décio Ruivo Martins e, na Componente de Química, do Professor Dr. Luís Alberto Batista de Carvalho. A prática de ensino supervisionado ocorreu na disciplina de Ciências Físico-Químicas, do 8º ano de escolaridade e foi desenvolvida em duas aulas de cada componente, que incidiram nas sub-unidades intituladas de “Factores que influenciam as reacções químicas” e “Produção e transmissão de som”. A actividade pedagógica também ocorreu na disciplina de Física e Química A, do 10º ano de escolaridade, sendo que as sub-unidades trabalhadas em oito aulas, e na componente de Química, foram “Atmosfera: temperatura, pressão e densidade em função da altitude” e “ Interacção radiação-matéria”. Por sua vez, na componente da Física a prática pedagógica ocorreu em sete aulas, nas sub-unidades “Transferências e transformações de energia” e “Energia de sistemas com movimento de translação”. Este Relatório de Estágio é composto por uma introdução, quatro capítulos, bibliografia e anexos. Na introdução reflecte-se sobre o ensino e o papel do professor, referem-se os objectivos do estágio, indicam-se as unidades de Física e de Química trabalhadas em cada nível de ensino e apresenta-se sumariamente cada capítulo que constitui este relatório. No capítulo I encontra-se o enquadramento geral, do qual faz parte uma descrição das condições da escola, a caracterização das turmas envolvidas no ensino supervisionado, uma reflexão do apoio prestado à Direcção de Turma, a descrição das actividades extracurriculares desenvolvidas e da participação na semana da Ciência e Tecnologia, dos dois núcleos de estágio e de outras actividades onde estes estiveram presentes. O capítulo II (Ensino Básico) e o capítulo III (Ensino Secundário) contêm a análise dos programas e orientações curriculares, uma referência aos manuais escolares e à gestão de tempos lectivos, bem como a descrição e análise das estratégias de ensino praticadas em cada aula. No capítulo II é também apresentado uma breve síntese dos projectos de investigação educacional das duas componentes, desenvolvidos no 8º ano de escolaridade. O capítulo IV proporciona uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano e sugestões para um futuro profissional. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/13804 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Física - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio (09-10) - versão final.pdf | 1.56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 50
558
Visto em 16/jul/2024
Downloads
273
Visto em 16/jul/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.