Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/13804
Title: Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Authors: Vicente, Carla Maria Alves Dinis. 
Orientador: Carvalho, Luís Alberto Batista
Guerra, Maria Aline
Martins, Décio Ruivo
Keywords: Ensino da física - 8º e 10º anos; Ensino da química - 8º e 10º anos
Issue Date: Sep-2010
Citation: Vicente, Carla Maria Alves Dinis - Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Física e Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Coimbra, 2012.
Abstract: PALAVRAS-CHAVE: Estágio Pedagógico, Ensino da Física; Ensino da Química, Mestrado em Ensino. A elaboração de um Relatório de Estágio Pedagógico é a reflexão de toda a actividade pedagógica e intervenção na comunidade escolar, desenvolvida pelo professor estagiário, ao longo do ano lectivo. O Estágio Pedagógico de que resulta este Relatório decorreu durante o ano lectivo de 2009/2010, na Escola Secundária 3º CEB Quinta das Flores, Coimbra, sob a Orientação Pedagógica da Dr.ª Maria Aline Guerra e Orientação Científica, na Componente de Física, do Professor Dr. Décio Ruivo Martins e, na Componente de Química, do Professor Dr. Luís Alberto Batista de Carvalho. A prática de ensino supervisionado ocorreu na disciplina de Ciências Físico-Químicas, do 8º ano de escolaridade e foi desenvolvida em duas aulas de cada componente, que incidiram nas sub-unidades intituladas de “Factores que influenciam as reacções químicas” e “Produção e transmissão de som”. A actividade pedagógica também ocorreu na disciplina de Física e Química A, do 10º ano de escolaridade, sendo que as sub-unidades trabalhadas em oito aulas, e na componente de Química, foram “Atmosfera: temperatura, pressão e densidade em função da altitude” e “ Interacção radiação-matéria”. Por sua vez, na componente da Física a prática pedagógica ocorreu em sete aulas, nas sub-unidades “Transferências e transformações de energia” e “Energia de sistemas com movimento de translação”. Este Relatório de Estágio é composto por uma introdução, quatro capítulos, bibliografia e anexos. Na introdução reflecte-se sobre o ensino e o papel do professor, referem-se os objectivos do estágio, indicam-se as unidades de Física e de Química trabalhadas em cada nível de ensino e apresenta-se sumariamente cada capítulo que constitui este relatório. No capítulo I encontra-se o enquadramento geral, do qual faz parte uma descrição das condições da escola, a caracterização das turmas envolvidas no ensino supervisionado, uma reflexão do apoio prestado à Direcção de Turma, a descrição das actividades extracurriculares desenvolvidas e da participação na semana da Ciência e Tecnologia, dos dois núcleos de estágio e de outras actividades onde estes estiveram presentes. O capítulo II (Ensino Básico) e o capítulo III (Ensino Secundário) contêm a análise dos programas e orientações curriculares, uma referência aos manuais escolares e à gestão de tempos lectivos, bem como a descrição e análise das estratégias de ensino praticadas em cada aula. No capítulo II é também apresentado uma breve síntese dos projectos de investigação educacional das duas componentes, desenvolvidos no 8º ano de escolaridade. O capítulo IV proporciona uma análise reflexiva de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano e sugestões para um futuro profissional.
URI: https://hdl.handle.net/10316/13804
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio (09-10) - versão final.pdf1.56 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

531
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

253
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.