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Título: Estudo Comparativo dos Níveis de Cortisol Salivar e Stress em Professores Estagiários de Educação Física
Autor: Almeida, Rui Filipe Conde de 
Orientador: Teixeira, Ana
Palavras-chave: Stress docente; Educação física escolar; Estágio pedagógico; Cortisol salivar--stress; Bioquímica
Data: 2009
Resumo: O objectivo do presente estudo consiste em comparar os níveis de cortisol salivar e stress em professores estagiários de Educação Física. Neste trabalho é efectuado o enquadramento teórico, onde é abordado e associado, o stress, a actividade docente, o estágio pedagógico e o cortisol. Faz também parte deste trabalho, a proposta de um projecto de investigação para averiguar o nível de stress em professores estagiários de Educação Física, através da aplicação de questionários e da medição dos níveis de cortisol salivar. A passagem de aluno a aluno estagiário é um período de transição que pressupõe complexas mudanças cognitivas, afectivas e de conduta. As práticas pedagógicas/estágios correspondem a um momento fundamental na formação profissional dos jovens candidatos a professores de EF. Esta população muito específica, tem de lidar com problemas de adaptação em relação aos acontecimentos e exigências do estágio. O estagiário está sujeito a potenciais factores de stress inerentes à profissão de professor, assim como, a, potenciais factores de stress inerentes às mudanças vivenciadas no ano de estágio. O estudo ao relacionar protocolos psicológicos existentes com as respostas fisiológicas do stress e o nível de cortisol salivar, visa avaliar o nível de stress dos professores estagiários em repouso e no período pré e pós aula. Vários estudos provam que a produção e segregação do cortisol aumenta em quantidades crescentes durante e após a exposição a alguns stressores. Está também comprovado que o cortisol salivar aumenta com a exposição a stressores físicos e psicológicos. Importa referir que a secreção dos glucocorticóides varia ao longo do dia (ritmo circadiano), sendo as taxas de secreção de cortisol, mais altas de manhã cedo e mais baixas à tarde e noite
Descrição: Disponível em suporte de papel na Biblioteca da FCDEF/UC
URI: https://hdl.handle.net/10316/13151
Direitos: openAccess
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