Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/13151
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTeixeira, Ana-
dc.contributor.authorAlmeida, Rui Filipe Conde de-
dc.date.accessioned2010-05-18T09:21:55Z-
dc.date.available2010-05-18T09:21:55Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/13151-
dc.descriptionDisponível em suporte de papel na Biblioteca da FCDEF/UCen_US
dc.description.abstractO objectivo do presente estudo consiste em comparar os níveis de cortisol salivar e stress em professores estagiários de Educação Física. Neste trabalho é efectuado o enquadramento teórico, onde é abordado e associado, o stress, a actividade docente, o estágio pedagógico e o cortisol. Faz também parte deste trabalho, a proposta de um projecto de investigação para averiguar o nível de stress em professores estagiários de Educação Física, através da aplicação de questionários e da medição dos níveis de cortisol salivar. A passagem de aluno a aluno estagiário é um período de transição que pressupõe complexas mudanças cognitivas, afectivas e de conduta. As práticas pedagógicas/estágios correspondem a um momento fundamental na formação profissional dos jovens candidatos a professores de EF. Esta população muito específica, tem de lidar com problemas de adaptação em relação aos acontecimentos e exigências do estágio. O estagiário está sujeito a potenciais factores de stress inerentes à profissão de professor, assim como, a, potenciais factores de stress inerentes às mudanças vivenciadas no ano de estágio. O estudo ao relacionar protocolos psicológicos existentes com as respostas fisiológicas do stress e o nível de cortisol salivar, visa avaliar o nível de stress dos professores estagiários em repouso e no período pré e pós aula. Vários estudos provam que a produção e segregação do cortisol aumenta em quantidades crescentes durante e após a exposição a alguns stressores. Está também comprovado que o cortisol salivar aumenta com a exposição a stressores físicos e psicológicos. Importa referir que a secreção dos glucocorticóides varia ao longo do dia (ritmo circadiano), sendo as taxas de secreção de cortisol, mais altas de manhã cedo e mais baixas à tarde e noiteen_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectStress docenteen_US
dc.subjectEducação física escolaren_US
dc.subjectEstágio pedagógicoen_US
dc.subjectCortisol salivar--stressen_US
dc.subjectBioquímicaen_US
dc.titleEstudo Comparativo dos Níveis de Cortisol Salivar e Stress em Professores Estagiários de Educação Físicaen_US
dc.typebachelorThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypebachelorThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1498-949X-
Appears in Collections:FCDEF - Vários
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rui Almeida.pdf342.85 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

489
checked on Jul 16, 2024

Download(s) 50

288
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.