Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/12617
Title: | Contribuições de Thomas Gordon para a sustentação de comunidades escolares em ambiente digital | Authors: | Paiva, Jacinta Morais, Carla Paiva, João |
Keywords: | Thomas Gordon; Negociação; Comunidades de aprendizagem; Tecnologias de Informação e Comunicação | Issue Date: | 2008 | Publisher: | Universidade de Coimbra. Fac. de Psicologia e de Ciências da Educação | Citation: | Revista Portuguesa de Pedagogia. 42:3 (2008) 177-192 | Abstract: | Uma das vertentes de mudança na educação passa pela transformação desta
num processo de comunicação autêntico, aberto e franco. Não só entre professores e
alunos mas também incluindo todos os restantes intervenientes no processo educativo
e os encarregados de educação, muito em particular. Só se aprende profundamente
dentro de um contexto comunicacional participativo, interactivo e vivencial. As TIC
podem, neste contexto, ser uma preciosa alavanca. Na comunicação virtual,
estabelecem-se comunidades de aprendizagem, sustentáveis por alguns pilares
provenientes das ideias de Thomas Gordon. Este autor coloca de forma muito simples
e operacional preceitos da inteligência emocional e de psicologia humanista ao serviço
da educação. As suas sugestões foram depois estendidas à escola, tendo fornecido
pistas interessantíssimas para a “negociação” afectiva entre alunos, professores e
encarregados de educação. Tal contexto pode favorecer a qualidade e quantidade de
comunidades digitais em ambiente educativo One of the changes in education involves its transformation through a process of real communication, open and truthful. Not only between teachers and students but also between them and all the intervenients in the education process, particularly parents. You can only learn deeply, within a participating, interactive and existential communicational context. The ICT can be, in this context, a valuable lever. In virtual communication, learning communities are established, sustained by some of Thomas Gordon's ideas. This author puts on a very simple and operational way, precepts of emotional intelligence and of humanist psychology concerning education. His suggestions were then used in schools, which supplied very interesting clues for the affection "negotiation" between students, teachers and parents. Such a context may promote the quality and the amount of digital communities in educational environment |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/12617 | ISSN: | 0870-418 | DOI: | 10.14195/1647-8614_42-3_10 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais FCTUC Física - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Contribuições de Thomas Gordon.pdf | 171.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 10
950
checked on Apr 16, 2024
Download(s)
171
checked on Apr 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.