Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/12617
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPaiva, Jacinta-
dc.contributor.authorMorais, Carla-
dc.contributor.authorPaiva, João-
dc.date.accessioned2010-03-01T08:39:02Z-
dc.date.available2010-03-01T08:39:02Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationRevista Portuguesa de Pedagogia. 42:3 (2008) 177-192en_US
dc.identifier.issn0870-418-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/12617-
dc.description.abstractUma das vertentes de mudança na educação passa pela transformação desta num processo de comunicação autêntico, aberto e franco. Não só entre professores e alunos mas também incluindo todos os restantes intervenientes no processo educativo e os encarregados de educação, muito em particular. Só se aprende profundamente dentro de um contexto comunicacional participativo, interactivo e vivencial. As TIC podem, neste contexto, ser uma preciosa alavanca. Na comunicação virtual, estabelecem-se comunidades de aprendizagem, sustentáveis por alguns pilares provenientes das ideias de Thomas Gordon. Este autor coloca de forma muito simples e operacional preceitos da inteligência emocional e de psicologia humanista ao serviço da educação. As suas sugestões foram depois estendidas à escola, tendo fornecido pistas interessantíssimas para a “negociação” afectiva entre alunos, professores e encarregados de educação. Tal contexto pode favorecer a qualidade e quantidade de comunidades digitais em ambiente educativoen_US
dc.description.abstractOne of the changes in education involves its transformation through a process of real communication, open and truthful. Not only between teachers and students but also between them and all the intervenients in the education process, particularly parents. You can only learn deeply, within a participating, interactive and existential communicational context. The ICT can be, in this context, a valuable lever. In virtual communication, learning communities are established, sustained by some of Thomas Gordon's ideas. This author puts on a very simple and operational way, precepts of emotional intelligence and of humanist psychology concerning education. His suggestions were then used in schools, which supplied very interesting clues for the affection "negotiation" between students, teachers and parents. Such a context may promote the quality and the amount of digital communities in educational environment-
dc.language.isoporen_US
dc.publisherUniversidade de Coimbra. Fac. de Psicologia e de Ciências da Educaçãoen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectThomas Gordonen_US
dc.subjectNegociaçãoen_US
dc.subjectComunidades de aprendizagemen_US
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãoen_US
dc.titleContribuições de Thomas Gordon para a sustentação de comunidades escolares em ambiente digitalen_US
dc.typearticleen_US
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_42-3_10-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais
FCTUC Física - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Contribuições de Thomas Gordon.pdf171.74 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 10

950
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

171
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.