Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/12617
Título: | Contribuições de Thomas Gordon para a sustentação de comunidades escolares em ambiente digital | Autor: | Paiva, Jacinta Morais, Carla Paiva, João |
Palavras-chave: | Thomas Gordon; Negociação; Comunidades de aprendizagem; Tecnologias de Informação e Comunicação | Data: | 2008 | Editora: | Universidade de Coimbra. Fac. de Psicologia e de Ciências da Educação | Citação: | Revista Portuguesa de Pedagogia. 42:3 (2008) 177-192 | Resumo: | Uma das vertentes de mudança na educação passa pela transformação desta
num processo de comunicação autêntico, aberto e franco. Não só entre professores e
alunos mas também incluindo todos os restantes intervenientes no processo educativo
e os encarregados de educação, muito em particular. Só se aprende profundamente
dentro de um contexto comunicacional participativo, interactivo e vivencial. As TIC
podem, neste contexto, ser uma preciosa alavanca. Na comunicação virtual,
estabelecem-se comunidades de aprendizagem, sustentáveis por alguns pilares
provenientes das ideias de Thomas Gordon. Este autor coloca de forma muito simples
e operacional preceitos da inteligência emocional e de psicologia humanista ao serviço
da educação. As suas sugestões foram depois estendidas à escola, tendo fornecido
pistas interessantíssimas para a “negociação” afectiva entre alunos, professores e
encarregados de educação. Tal contexto pode favorecer a qualidade e quantidade de
comunidades digitais em ambiente educativo One of the changes in education involves its transformation through a process of real communication, open and truthful. Not only between teachers and students but also between them and all the intervenients in the education process, particularly parents. You can only learn deeply, within a participating, interactive and existential communicational context. The ICT can be, in this context, a valuable lever. In virtual communication, learning communities are established, sustained by some of Thomas Gordon's ideas. This author puts on a very simple and operational way, precepts of emotional intelligence and of humanist psychology concerning education. His suggestions were then used in schools, which supplied very interesting clues for the affection "negotiation" between students, teachers and parents. Such a context may promote the quality and the amount of digital communities in educational environment |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/12617 | ISSN: | 0870-418 | DOI: | 10.14195/1647-8614_42-3_10 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais FCTUC Física - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Contribuições de Thomas Gordon.pdf | 171.74 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 10
950
Visto em 23/abr/2024
Downloads
171
Visto em 23/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.