Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/12617
Título: Contribuições de Thomas Gordon para a sustentação de comunidades escolares em ambiente digital
Autor: Paiva, Jacinta 
Morais, Carla 
Paiva, João 
Palavras-chave: Thomas Gordon; Negociação; Comunidades de aprendizagem; Tecnologias de Informação e Comunicação
Data: 2008
Editora: Universidade de Coimbra. Fac. de Psicologia e de Ciências da Educação
Citação: Revista Portuguesa de Pedagogia. 42:3 (2008) 177-192
Resumo: Uma das vertentes de mudança na educação passa pela transformação desta num processo de comunicação autêntico, aberto e franco. Não só entre professores e alunos mas também incluindo todos os restantes intervenientes no processo educativo e os encarregados de educação, muito em particular. Só se aprende profundamente dentro de um contexto comunicacional participativo, interactivo e vivencial. As TIC podem, neste contexto, ser uma preciosa alavanca. Na comunicação virtual, estabelecem-se comunidades de aprendizagem, sustentáveis por alguns pilares provenientes das ideias de Thomas Gordon. Este autor coloca de forma muito simples e operacional preceitos da inteligência emocional e de psicologia humanista ao serviço da educação. As suas sugestões foram depois estendidas à escola, tendo fornecido pistas interessantíssimas para a “negociação” afectiva entre alunos, professores e encarregados de educação. Tal contexto pode favorecer a qualidade e quantidade de comunidades digitais em ambiente educativo
One of the changes in education involves its transformation through a process of real communication, open and truthful. Not only between teachers and students but also between them and all the intervenients in the education process, particularly parents. You can only learn deeply, within a participating, interactive and existential communicational context. The ICT can be, in this context, a valuable lever. In virtual communication, learning communities are established, sustained by some of Thomas Gordon's ideas. This author puts on a very simple and operational way, precepts of emotional intelligence and of humanist psychology concerning education. His suggestions were then used in schools, which supplied very interesting clues for the affection "negotiation" between students, teachers and parents. Such a context may promote the quality and the amount of digital communities in educational environment
URI: https://hdl.handle.net/10316/12617
ISSN: 0870-418
DOI: 10.14195/1647-8614_42-3_10
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais
FCTUC Física - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Contribuições de Thomas Gordon.pdf171.74 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

950
Visto em 23/abr/2024

Downloads

171
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.