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Title: Identificação e Análise das Práticas Lúdicas e Recreativas das Crianças: Recreios Escolares em Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Tábua
Authors: Gonçalves, Bruno Miguel Nunes 
Orientador: Araújo, Paulo Coelho de
Jaqueira, Ana Rosa Fachardo
Keywords: Escolas do ensino básico 1º ciclo--Concelho de Tábua; Recreios escolares; Crianças; Jogos
Issue Date: 2008
Keywords: Escolas do ensino básico 1º ciclo--Concelho de Tábua; Recreios escolares; Crianças; Jogos
Issue Date: 2008
Citation: GONÇALVES, Bruno Miguel Nunes - Identificação e análise das práticas lúdicas e recreativas das crianças : recreios escolares em Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Tábua. Coimbra : [s.n.], 2008. Dissertação de licenciatura. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/12032
Abstract: O presente trabalho de investigação, tem como tema a “Identificação dos jogos, brinquedos e brincadeiras das crianças nos recreios escolares”, centrando-se o nosso objecto de estudo no reconhecimento dos jogos, brincadeiras e brinquedos praticados pelas crianças nos recreios da escola. Este estudo, encontra-se delimitado à região do concelho de Tábua, envolvendo 16 crianças das escolas primárias de Tábua e Ázere, 6 crianças do sexo masculino e 10 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos. Como técnica de colheita de dados, utilizou-se a entrevista semi-estruturada, a qual inclui questões sobre os jogos, as brincadeiras e os brinquedos que as crianças utilizam no recreio, em casa e na rua, identificando também com quem costumam brincar e onde o fazem. Além desta técnica, utilizámos a observação directa em situações de recreio, para o que elaborámos uma grelha para registo dos dados observados, informações estas recolhidas através das entrevistas e observações, tratadas através da análise de conteúdo para as quais foram elaboradas tabelas referentes ao objecto de estudo. Como principais conclusões deste estudo, identificámos que na sua maioria, os jogos e as brincadeiras durante o recreio, eram realizados praticamente sem qualquer tipo de material, e quando este estava presente eram materiais muito simples sendo identificado quer nas observações quer nas entrevistas. Os jogos e brincadeiras que mais se destacam no recreio, são os de saltar à corda, jogar à apanhada, jogar à bola, brincar às escondidas e brincar ao faz de conta. No que respeita às interacções identificámos não haver uma evidente distinção entre os jogos e brincadeiras entre rapazes e raparigas, apesar de existirem jogos e brincadeiras mais praticados por rapazes e outros por raparigas. Nos ambientes extra-escolares a grande maioria das crianças, referiram que a casa é o local onde brincam com mais regularidade sendo os irmãos os seus companheiros regulares de brincadeiras. No que respeita às actividades realizadas neste ambiente e na rua constatámos serem praticamente as mesmas que as realizadas no recreio escolar, excepto o andar de bicicleta.
Description: Dissertação de licenciatura em ciências do desporto, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/12032
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Vários

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