Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/12032
Título: | Identificação e Análise das Práticas Lúdicas e Recreativas das Crianças: Recreios Escolares em Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Tábua | Autor: | Gonçalves, Bruno Miguel Nunes | Orientador: | Araújo, Paulo Coêlho de Jaqueira, Ana Rosa Fachardo |
Palavras-chave: | Escolas do ensino básico 1º ciclo--Concelho de Tábua; Recreios escolares; Crianças; Jogos | Data: | 2008 | Citação: | GONÇALVES, Bruno Miguel Nunes - Identificação e análise das práticas lúdicas e recreativas das crianças : recreios escolares em Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Tábua. Coimbra : [s.n.], 2008. Dissertação de licenciatura. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/12032 | Resumo: | O presente trabalho de investigação, tem como tema a “Identificação dos jogos, brinquedos e brincadeiras das crianças nos recreios escolares”, centrando-se o nosso objecto de estudo no reconhecimento dos jogos, brincadeiras e brinquedos praticados pelas crianças nos recreios da escola. Este estudo, encontra-se delimitado à região do concelho de Tábua, envolvendo 16 crianças das escolas primárias de Tábua e Ázere, 6 crianças do sexo masculino e 10 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos. Como técnica de colheita de dados, utilizou-se a entrevista semi-estruturada, a qual inclui questões sobre os jogos, as brincadeiras e os brinquedos que as crianças utilizam no recreio, em casa e na rua, identificando também com quem costumam brincar e onde o fazem. Além desta técnica, utilizámos a observação directa em situações de recreio, para o que elaborámos uma grelha para registo dos dados observados, informações estas recolhidas através das entrevistas e observações, tratadas através da análise de conteúdo para as quais foram elaboradas tabelas referentes ao objecto de estudo. Como principais conclusões deste estudo, identificámos que na sua maioria, os jogos e as brincadeiras durante o recreio, eram realizados praticamente sem qualquer tipo de material, e quando este estava presente eram materiais muito simples sendo identificado quer nas observações quer nas entrevistas. Os jogos e brincadeiras que mais se destacam no recreio, são os de saltar à corda, jogar à apanhada, jogar à bola, brincar às escondidas e brincar ao faz de conta. No que respeita às interacções identificámos não haver uma evidente distinção entre os jogos e brincadeiras entre rapazes e raparigas, apesar de existirem jogos e brincadeiras mais praticados por rapazes e outros por raparigas. Nos ambientes extra-escolares a grande maioria das crianças, referiram que a casa é o local onde brincam com mais regularidade sendo os irmãos os seus companheiros regulares de brincadeiras. No que respeita às actividades realizadas neste ambiente e na rua constatámos serem praticamente as mesmas que as realizadas no recreio escolar, excepto o andar de bicicleta. | Descrição: | Dissertação de licenciatura em ciências do desporto, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/12032 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FCDEF - Vários |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bruno Goncalves_2008.pdf | 2.95 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 50
425
Visto em 17/abr/2024
Downloads 50
653
Visto em 17/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.