Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/12032
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAraújo, Paulo Coêlho de-
dc.contributor.advisorJaqueira, Ana Rosa Fachardo-
dc.contributor.authorGonçalves, Bruno Miguel Nunes-
dc.date.accessioned2009-11-19T10:42:44Z-
dc.date.available2009-11-19T10:42:44Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Bruno Miguel Nunes - Identificação e análise das práticas lúdicas e recreativas das crianças : recreios escolares em Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Tábua. Coimbra : [s.n.], 2008. Dissertação de licenciatura. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/12032-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/12032-
dc.descriptionDissertação de licenciatura em ciências do desporto, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra-
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação, tem como tema a “Identificação dos jogos, brinquedos e brincadeiras das crianças nos recreios escolares”, centrando-se o nosso objecto de estudo no reconhecimento dos jogos, brincadeiras e brinquedos praticados pelas crianças nos recreios da escola. Este estudo, encontra-se delimitado à região do concelho de Tábua, envolvendo 16 crianças das escolas primárias de Tábua e Ázere, 6 crianças do sexo masculino e 10 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos. Como técnica de colheita de dados, utilizou-se a entrevista semi-estruturada, a qual inclui questões sobre os jogos, as brincadeiras e os brinquedos que as crianças utilizam no recreio, em casa e na rua, identificando também com quem costumam brincar e onde o fazem. Além desta técnica, utilizámos a observação directa em situações de recreio, para o que elaborámos uma grelha para registo dos dados observados, informações estas recolhidas através das entrevistas e observações, tratadas através da análise de conteúdo para as quais foram elaboradas tabelas referentes ao objecto de estudo. Como principais conclusões deste estudo, identificámos que na sua maioria, os jogos e as brincadeiras durante o recreio, eram realizados praticamente sem qualquer tipo de material, e quando este estava presente eram materiais muito simples sendo identificado quer nas observações quer nas entrevistas. Os jogos e brincadeiras que mais se destacam no recreio, são os de saltar à corda, jogar à apanhada, jogar à bola, brincar às escondidas e brincar ao faz de conta. No que respeita às interacções identificámos não haver uma evidente distinção entre os jogos e brincadeiras entre rapazes e raparigas, apesar de existirem jogos e brincadeiras mais praticados por rapazes e outros por raparigas. Nos ambientes extra-escolares a grande maioria das crianças, referiram que a casa é o local onde brincam com mais regularidade sendo os irmãos os seus companheiros regulares de brincadeiras. No que respeita às actividades realizadas neste ambiente e na rua constatámos serem praticamente as mesmas que as realizadas no recreio escolar, excepto o andar de bicicleta.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEscolas do ensino básico 1º ciclo--Concelho de Tábuaen_US
dc.subjectRecreios escolaresen_US
dc.subjectCriançasen_US
dc.subjectJogosen_US
dc.titleIdentificação e Análise das Práticas Lúdicas e Recreativas das Crianças: Recreios Escolares em Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Tábuaen_US
dc.typebachelorThesisen_US
item.openairetypebachelorThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-0993-3101-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-5898-3965-
Appears in Collections:FCDEF - Vários
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Bruno Goncalves_2008.pdf2.95 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

425
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

647
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.