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https://hdl.handle.net/10316/115101
Título: | Comunicação científica no contexto da educação doutoral em Ciência da Informação na Espanha, Portugal e Brasil | Autor: | Gallotti, Monica Marques Carvalho Borges, Maria Manuel Pestana, Olívia |
Palavras-chave: | Comunicação científica; Ciência da Informação; Educação Doutoral; Tecnologia da Informação e Comunicação | Data: | Out-2018 | Editora: | PPGCI, UEL | Título da revista, periódico, livro ou evento: | XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XIX ENANCIB) | Local de edição ou do evento: | Brasil | Resumo: | O progresso científico é um ciclo contínuo de comunicação científica no qual se integram os jovens investigadores que tem vindo a ser fortemente afetado nas duas últimas décadas. Na raiz destas transformações estão o uso e aplicação massiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que vindo a modificar o modo como se acessa, organiza, e se divulga a informação científica. Este trabalho visa analisar Práticas de Comunicação Científica de Doutorandos de Ciência da Informação (CI) na Espanha, Portugal e Brasil. Em específico visa indicar os principais conceitos operatórios que fundamentam e norteiam estas práticas, traçar a cartografia das práticas científicas do grupo identificando como se deu a incorporação das TIC e quais seus impactos no ciclo da pesquisa, bem como refletir sobre a Educação Doutoral dispensada a eles. A metodologia utilizada foi a de revisão de literatura, seguida por uma abordagem qualitativa e quantitativa caracterizando-se ainda como um estudo exploratório-descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, e um questionário online aplicado a doutorandos de seis Programas Doutorais em CI em Portugal, Espanha e Brasil no qual foram obtidas 174 respostas. Os resultados apontam inicialmente que a as TIC se encontram presente em todo o ciclo da pesquisa e em todas as fases da educação doutoral. Em relação à publicação de resultados de investigação, os respondentes evidenciam preferência por formatos tradicionais de comunicação e validação científica e que os formatos emergentes tais como as Redes Sociais e Blogs ainda não foram totalmente incorporados para estes propósitos. Constatou-se que o grupo considera que a rápida evolução das TIC se constitui em um aspecto potencialmente negativo para a sua adoção e, ainda, que os Programas Doutorais poderiam fomentar mais o uso dessas ferramentas. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/115101 | ISSN: | 2177-3688 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FLUC Secção de Informação - Artigos em Livros de Actas |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2018_Atas_PR_XIX_ENANCIB_Comunicacao_cientifica_no_contexto_educacao_doutoral.pdf | 397.67 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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