Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/115101
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dc.contributor.authorGallotti, Monica Marques Carvalho-
dc.contributor.authorBorges, Maria Manuel-
dc.contributor.authorPestana, Olívia-
dc.date.accessioned2024-04-30T18:05:28Z-
dc.date.available2024-04-30T18:05:28Z-
dc.date.issued2018-10-
dc.identifier.issn2177-3688-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/115101-
dc.description.abstractO progresso científico é um ciclo contínuo de comunicação científica no qual se integram os jovens investigadores que tem vindo a ser fortemente afetado nas duas últimas décadas. Na raiz destas transformações estão o uso e aplicação massiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que vindo a modificar o modo como se acessa, organiza, e se divulga a informação científica. Este trabalho visa analisar Práticas de Comunicação Científica de Doutorandos de Ciência da Informação (CI) na Espanha, Portugal e Brasil. Em específico visa indicar os principais conceitos operatórios que fundamentam e norteiam estas práticas, traçar a cartografia das práticas científicas do grupo identificando como se deu a incorporação das TIC e quais seus impactos no ciclo da pesquisa, bem como refletir sobre a Educação Doutoral dispensada a eles. A metodologia utilizada foi a de revisão de literatura, seguida por uma abordagem qualitativa e quantitativa caracterizando-se ainda como um estudo exploratório-descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, e um questionário online aplicado a doutorandos de seis Programas Doutorais em CI em Portugal, Espanha e Brasil no qual foram obtidas 174 respostas. Os resultados apontam inicialmente que a as TIC se encontram presente em todo o ciclo da pesquisa e em todas as fases da educação doutoral. Em relação à publicação de resultados de investigação, os respondentes evidenciam preferência por formatos tradicionais de comunicação e validação científica e que os formatos emergentes tais como as Redes Sociais e Blogs ainda não foram totalmente incorporados para estes propósitos. Constatou-se que o grupo considera que a rápida evolução das TIC se constitui em um aspecto potencialmente negativo para a sua adoção e, ainda, que os Programas Doutorais poderiam fomentar mais o uso dessas ferramentas.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherPPGCI, UELpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectComunicação científicapt
dc.subjectCiência da Informaçãopt
dc.subjectEducação Doutoralpt
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopt
dc.titleComunicação científica no contexto da educação doutoral em Ciência da Informação na Espanha, Portugal e Brasilpt
dc.typeconferenceObjectpt
degois.publication.firstPage4398pt
degois.publication.lastPage4416pt
degois.publication.locationBrasilpt
degois.publication.titleXIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XIX ENANCIB)pt
dc.date.updated2024-04-30T18:03:40Z-
dc.peerreviewedyespt
dc.description.version821F-CED0-75EA | Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques Borges-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-572997-
dc.date.embargo2018-10-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypeconferenceObject-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-7755-6168-
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