Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/115101
Title: Comunicação científica no contexto da educação doutoral em Ciência da Informação na Espanha, Portugal e Brasil
Authors: Gallotti, Monica Marques Carvalho
Borges, Maria Manuel 
Pestana, Olívia
Keywords: Comunicação científica; Ciência da Informação; Educação Doutoral; Tecnologia da Informação e Comunicação
Issue Date: Oct-2018
Publisher: PPGCI, UEL
Serial title, monograph or event: XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XIX ENANCIB)
Place of publication or event: Brasil
Abstract: O progresso científico é um ciclo contínuo de comunicação científica no qual se integram os jovens investigadores que tem vindo a ser fortemente afetado nas duas últimas décadas. Na raiz destas transformações estão o uso e aplicação massiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que vindo a modificar o modo como se acessa, organiza, e se divulga a informação científica. Este trabalho visa analisar Práticas de Comunicação Científica de Doutorandos de Ciência da Informação (CI) na Espanha, Portugal e Brasil. Em específico visa indicar os principais conceitos operatórios que fundamentam e norteiam estas práticas, traçar a cartografia das práticas científicas do grupo identificando como se deu a incorporação das TIC e quais seus impactos no ciclo da pesquisa, bem como refletir sobre a Educação Doutoral dispensada a eles. A metodologia utilizada foi a de revisão de literatura, seguida por uma abordagem qualitativa e quantitativa caracterizando-se ainda como um estudo exploratório-descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, e um questionário online aplicado a doutorandos de seis Programas Doutorais em CI em Portugal, Espanha e Brasil no qual foram obtidas 174 respostas. Os resultados apontam inicialmente que a as TIC se encontram presente em todo o ciclo da pesquisa e em todas as fases da educação doutoral. Em relação à publicação de resultados de investigação, os respondentes evidenciam preferência por formatos tradicionais de comunicação e validação científica e que os formatos emergentes tais como as Redes Sociais e Blogs ainda não foram totalmente incorporados para estes propósitos. Constatou-se que o grupo considera que a rápida evolução das TIC se constitui em um aspecto potencialmente negativo para a sua adoção e, ainda, que os Programas Doutorais poderiam fomentar mais o uso dessas ferramentas.
URI: https://hdl.handle.net/10316/115101
ISSN: 2177-3688
Rights: openAccess
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