Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/111725
Título: Para Uma Perspectiva Intersubjectivista Do Ensino E Aprendizagem da Filosofia: Repensar a Questão Avaliativa
Outros títulos: Towards an intersubjective perspective on teaching and learning philosophy: rethinking the evaluative question
Autor: Peña, Sérgio Manuel Lamas
Orientador: Sá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco
Palavras-chave: Teaching; Philosophical Knowledge; Formative assessment; Didatics; Differentiated Education; Ensino; Conhecimento filosófico; Avaliação formativa; Didática; Diferenciação Pedagógica
Data: 27-Out-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Para Uma Perspectiva Intersubjectivista Do Ensino E Aprendizagem da Filosofia: Repensar a Questão Avaliativa
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Este trabalho reporta ao período de estágio pedagógico efectuado na Escola Secundária José Falcão, durante o período letivo de 2022/2023. A primeira secção abrange essencialmente uma caracterização e uma análise fundamentada das atividades empreendidas ao longo deste período, oferecendo uma descrição detalhada da experiência de lecionar e das atividades complementares realizadas.Na segunda secção do relatório, partindo da experiência empiricamente verificada em contexto de Iniciação à Prática Pedagógica, exploramos a temática da urgência existencial, destacando a inevitabilidade de confrontar questões fundamentais na nossa existência. Estabelecemos um elo entre essa urgência e a natureza da filosofia, enquanto disciplina que se dedica a investigar essas experiências limítrofes. Em seguida, aprofundamos a natureza do conhecimento filosófico em si, examinando o papel multifacetado do filósofo/professor de filosofia, que atua simultaneamente como agente e transmissor desse conhecimento.Concluímos esta investigação propondo a tese de que a avaliação formativa se destaca como a abordagem avaliativa mais congruente com a natureza didática da Filosofia. Esta tese é respaldada por uma análise crítica, considerando os aspectos peculiares do ensino da Filosofia.Palavras chave: Ensino, Conhecimento Filosófico, Avaliação FormativaEste trabalho reporta ao período de estágio pedagógico efectuado na Escola Secundária José Falcão, durante o período letivo de 2022/2023. A primeira secção abrange essencialmente uma caracterização e uma análise fundamentada das atividades empreendidas ao longo deste período, oferecendo uma descrição detalhada da experiência de lecionar e das atividades complementares realizadas.Na segunda secção do relatório, partindo da experiência empiricamente verificada em contexto de Iniciação à Prática Pedagógica, exploramos a temática da urgência existencial, destacando a inevitabilidade de confrontar questões fundamentais na nossa existência. Estabelecemos um elo entre essa urgência e a natureza da filosofia, enquanto disciplina que se dedica a investigar essas experiências limítrofes. Em seguida, aprofundamos a natureza do conhecimento filosófico em si, examinando o papel multifacetado do filósofo/professor de filosofia, que atua simultaneamente como agente e transmissor desse conhecimento.Concluímos esta investigação propondo a tese de que a avaliação formativa se destaca como a abordagem avaliativa mais congruente com a natureza didática da Filosofia. Esta tese é respaldada por uma análise crítica, considerando os aspectos peculiares do ensino da Filosofia.Palavras chave: Ensino, Conhecimento Filosófico, Avaliação Formativa
This work reports on the period of pedagogical internship carried out at Escola Secundária José Falcão, during the 2022/2023 school year. The first section essentially covers a characterization and a reasoned analysis of the activities carried out during this period, offering a detailed description of the teaching experience and the complementary activities carried out.In the second section of the report, based on the empirically verified experience in the context of Initiation to Pedagogical Practice, we explore the theme of existential urgency, highlighting the inevitability of confronting fundamental questions in our existence. We establish a link between this urgency and the nature of philosophy, as a discipline dedicated to investigating these borderline experiences. Next, we delve deeper into the nature of philosophical knowledge itself, examining the multifaceted role of the philosopher/philosophy teacher, who acts simultaneously as agent and transmitter of this knowledge.We conclude this investigation by proposing the thesis that formative assessment stands out as the most congruent evaluative approach with the didactic nature of Philosophy. This thesis is supported by a critical analysis, considering the peculiar aspects of Philosophy teaching.This work reports on the period of pedagogical internship carried out at Escola Secundária José Falcão, during the 2022/2023 school year. The first section essentially covers a characterization and a reasoned analysis of the activities carried out during this period, offering a detailed description of the teaching experience and the complementary activities carried out.In the second section of the report, based on the empirically verified experience in the context of Initiation to Pedagogical Practice, we explore the theme of existential urgency, highlighting the inevitability of confronting fundamental questions in our existence. We establish a link between this urgency and the nature of philosophy, as a discipline dedicated to investigating these borderline experiences. Next, we delve deeper into the nature of philosophical knowledge itself, examining the multifaceted role of the philosopher/philosophy teacher, who acts simultaneously as agent and transmitter of this knowledge.We conclude this investigation by proposing the thesis that formative assessment stands out as the most congruent evaluative approach with the didactic nature of Philosophy. This thesis is supported by a critical analysis, considering the peculiar aspects of Philosophy teaching.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/111725
Direitos: openAccess
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