Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111725
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
dc.contributor.authorPeña, Sérgio Manuel Lamas-
dc.date.accessioned2024-01-08T23:03:13Z-
dc.date.available2024-01-08T23:03:13Z-
dc.date.issued2023-10-27-
dc.date.submitted2024-01-08-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/111725-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractEste trabalho reporta ao período de estágio pedagógico efectuado na Escola Secundária José Falcão, durante o período letivo de 2022/2023. A primeira secção abrange essencialmente uma caracterização e uma análise fundamentada das atividades empreendidas ao longo deste período, oferecendo uma descrição detalhada da experiência de lecionar e das atividades complementares realizadas.Na segunda secção do relatório, partindo da experiência empiricamente verificada em contexto de Iniciação à Prática Pedagógica, exploramos a temática da urgência existencial, destacando a inevitabilidade de confrontar questões fundamentais na nossa existência. Estabelecemos um elo entre essa urgência e a natureza da filosofia, enquanto disciplina que se dedica a investigar essas experiências limítrofes. Em seguida, aprofundamos a natureza do conhecimento filosófico em si, examinando o papel multifacetado do filósofo/professor de filosofia, que atua simultaneamente como agente e transmissor desse conhecimento.Concluímos esta investigação propondo a tese de que a avaliação formativa se destaca como a abordagem avaliativa mais congruente com a natureza didática da Filosofia. Esta tese é respaldada por uma análise crítica, considerando os aspectos peculiares do ensino da Filosofia.Palavras chave: Ensino, Conhecimento Filosófico, Avaliação FormativaEste trabalho reporta ao período de estágio pedagógico efectuado na Escola Secundária José Falcão, durante o período letivo de 2022/2023. A primeira secção abrange essencialmente uma caracterização e uma análise fundamentada das atividades empreendidas ao longo deste período, oferecendo uma descrição detalhada da experiência de lecionar e das atividades complementares realizadas.Na segunda secção do relatório, partindo da experiência empiricamente verificada em contexto de Iniciação à Prática Pedagógica, exploramos a temática da urgência existencial, destacando a inevitabilidade de confrontar questões fundamentais na nossa existência. Estabelecemos um elo entre essa urgência e a natureza da filosofia, enquanto disciplina que se dedica a investigar essas experiências limítrofes. Em seguida, aprofundamos a natureza do conhecimento filosófico em si, examinando o papel multifacetado do filósofo/professor de filosofia, que atua simultaneamente como agente e transmissor desse conhecimento.Concluímos esta investigação propondo a tese de que a avaliação formativa se destaca como a abordagem avaliativa mais congruente com a natureza didática da Filosofia. Esta tese é respaldada por uma análise crítica, considerando os aspectos peculiares do ensino da Filosofia.Palavras chave: Ensino, Conhecimento Filosófico, Avaliação Formativapor
dc.description.abstractThis work reports on the period of pedagogical internship carried out at Escola Secundária José Falcão, during the 2022/2023 school year. The first section essentially covers a characterization and a reasoned analysis of the activities carried out during this period, offering a detailed description of the teaching experience and the complementary activities carried out.In the second section of the report, based on the empirically verified experience in the context of Initiation to Pedagogical Practice, we explore the theme of existential urgency, highlighting the inevitability of confronting fundamental questions in our existence. We establish a link between this urgency and the nature of philosophy, as a discipline dedicated to investigating these borderline experiences. Next, we delve deeper into the nature of philosophical knowledge itself, examining the multifaceted role of the philosopher/philosophy teacher, who acts simultaneously as agent and transmitter of this knowledge.We conclude this investigation by proposing the thesis that formative assessment stands out as the most congruent evaluative approach with the didactic nature of Philosophy. This thesis is supported by a critical analysis, considering the peculiar aspects of Philosophy teaching.This work reports on the period of pedagogical internship carried out at Escola Secundária José Falcão, during the 2022/2023 school year. The first section essentially covers a characterization and a reasoned analysis of the activities carried out during this period, offering a detailed description of the teaching experience and the complementary activities carried out.In the second section of the report, based on the empirically verified experience in the context of Initiation to Pedagogical Practice, we explore the theme of existential urgency, highlighting the inevitability of confronting fundamental questions in our existence. We establish a link between this urgency and the nature of philosophy, as a discipline dedicated to investigating these borderline experiences. Next, we delve deeper into the nature of philosophical knowledge itself, examining the multifaceted role of the philosopher/philosophy teacher, who acts simultaneously as agent and transmitter of this knowledge.We conclude this investigation by proposing the thesis that formative assessment stands out as the most congruent evaluative approach with the didactic nature of Philosophy. This thesis is supported by a critical analysis, considering the peculiar aspects of Philosophy teaching.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectPhilosophical Knowledgeeng
dc.subjectFormative assessmenteng
dc.subjectDidaticseng
dc.subjectDifferentiated Educationeng
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectConhecimento filosóficopor
dc.subjectAvaliação formativapor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectDiferenciação Pedagógicapor
dc.titlePara Uma Perspectiva Intersubjectivista Do Ensino E Aprendizagem da Filosofia: Repensar a Questão Avaliativapor
dc.title.alternativeTowards an intersubjective perspective on teaching and learning philosophy: rethinking the evaluative questioneng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titlePara Uma Perspectiva Intersubjectivista Do Ensino E Aprendizagem da Filosofia: Repensar a Questão Avaliativapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203452160-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPeña, Sérgio Manuel Lamas::0009-0005-6877-5026-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
uc.degree.elementojuriSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
uc.degree.elementojuriMartins, Custódia Alexandra Almeida-
uc.contributor.advisorSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
SergioPena_versaofinal.pdf3.57 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

31
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons