Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/111693
Título: A educação segundo a perspetiva da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer
Outros títulos: Education according to Hans-Georg Gadamer's philosophical hermeneutics perspective
Autor: Silva, Xavier Emanuel Correia da
Orientador: Sá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco
Rodrigues, Elsa Margarida da Silva
Palavras-chave: human formation; education; hermeneutics; dialogue; comprehension; formação humana; educação; hermenêutica; diálogo; compreensão
Data: 20-Out-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: A educação segundo a perspetiva da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer
Local de edição ou do evento: Faculdade de letras da Universidade de Coimbra
Resumo: This document reports the practice of supervised teaching carried out at Avelar Brotero High School, in Coimbra, between September 2022 and June 2023, referring to the course of master’s degree in Education on High School Philosophy. Starting from the framework in which this internship was carried out, this document includes the characterization of the education elements that took place during the teaching act, containing the didactic strategies developed, but also the learning and difficulties involved in the context of supervised teaching practice. Personal thoughts are presented within this same sphere, facing the reality of the professional teaching with critical thinking and space for continuous improvement. The title, Education according to Hans-Georg Gadamer's philosophical hermeneutics perspective, dignifies the philosophical essay contained in this document; It aims to clarify the reader of the educational assumptions that derive from the theoretical-practical bias of Hans-Georg Gadamer's philosophical hermeneutics as a philosophy that deals with the ontological phenomenon of comprehension, fundamental to the orientation of human experience in the world. H-G. Gadamer rescues and configures the concept of human formation, defining it as a guiding concept of humanistic purpose essential to the human sciences, historically situated in Western culture and closely linked to public and civil education. Through philosophical hermeneutics it's possible to conceive fundamental elements of human formation, such as the importance of human dialogue and contact with culture and tradition, essential for contemporary educational action.
O presente documento relata a prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária Avelar Brotero, em Coimbra, entre setembro de 2022 e junho de 2023, referente ao curso de 2º ciclo de formação de professores de Filosofia no Ensino Secundário. Partindo do enquadramento no qual foi realizado este estágio, este documento comporta a caracterização dos elementos educativos referentes à lecionação efetivada, contendo neste as estratégias didáticas desenvolvidas, como também as aprendizagens e dificuldades envolventes no contexto da prática de ensino supervisionada. São apresentadas reflexões pessoais dentro desta mesma esfera, encarando a realidade da profissão docente com pensamento crítico e espaço para aperfeiçoamento contínuo. O título, A educação segundo a perspetiva da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, dignifica o ensaio filosófico contido no presente documento; este tem como objetivo esclarecer o leitor dos pressupostos educativos que derivam do viés teórico-prático da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer enquanto filosofia que se ocupa com o fenómeno ontológico da compreensão, fundamental à orientação da experiência humana no mundo. H-G. Gadamer resgata e configura o conceito de formação humana, definindo-o como um conceito-guia de propósito humanístico essencial às ciências humanas, historicamente situado na cultura ocidental e intimamente ligado à educação pública e civil. Através da hermenêutica filosófica é possível conceber elementos fundamentais da formação humana, como a importância do diálogo humano e o contacto com a cultura e tradição, essenciais para a ação educativa contemporânea.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/111693
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
XavierSilva_versaofinal.pdf4.37 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

31
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons