Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111693
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
dc.contributor.advisorRodrigues, Elsa Margarida da Silva-
dc.contributor.authorSilva, Xavier Emanuel Correia da-
dc.date.accessioned2024-01-08T23:02:09Z-
dc.date.available2024-01-08T23:02:09Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.date.submitted2024-01-08-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/111693-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractThis document reports the practice of supervised teaching carried out at Avelar Brotero High School, in Coimbra, between September 2022 and June 2023, referring to the course of master’s degree in Education on High School Philosophy. Starting from the framework in which this internship was carried out, this document includes the characterization of the education elements that took place during the teaching act, containing the didactic strategies developed, but also the learning and difficulties involved in the context of supervised teaching practice. Personal thoughts are presented within this same sphere, facing the reality of the professional teaching with critical thinking and space for continuous improvement. The title, Education according to Hans-Georg Gadamer's philosophical hermeneutics perspective, dignifies the philosophical essay contained in this document; It aims to clarify the reader of the educational assumptions that derive from the theoretical-practical bias of Hans-Georg Gadamer's philosophical hermeneutics as a philosophy that deals with the ontological phenomenon of comprehension, fundamental to the orientation of human experience in the world. H-G. Gadamer rescues and configures the concept of human formation, defining it as a guiding concept of humanistic purpose essential to the human sciences, historically situated in Western culture and closely linked to public and civil education. Through philosophical hermeneutics it's possible to conceive fundamental elements of human formation, such as the importance of human dialogue and contact with culture and tradition, essential for contemporary educational action.eng
dc.description.abstractO presente documento relata a prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária Avelar Brotero, em Coimbra, entre setembro de 2022 e junho de 2023, referente ao curso de 2º ciclo de formação de professores de Filosofia no Ensino Secundário. Partindo do enquadramento no qual foi realizado este estágio, este documento comporta a caracterização dos elementos educativos referentes à lecionação efetivada, contendo neste as estratégias didáticas desenvolvidas, como também as aprendizagens e dificuldades envolventes no contexto da prática de ensino supervisionada. São apresentadas reflexões pessoais dentro desta mesma esfera, encarando a realidade da profissão docente com pensamento crítico e espaço para aperfeiçoamento contínuo. O título, A educação segundo a perspetiva da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, dignifica o ensaio filosófico contido no presente documento; este tem como objetivo esclarecer o leitor dos pressupostos educativos que derivam do viés teórico-prático da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer enquanto filosofia que se ocupa com o fenómeno ontológico da compreensão, fundamental à orientação da experiência humana no mundo. H-G. Gadamer resgata e configura o conceito de formação humana, definindo-o como um conceito-guia de propósito humanístico essencial às ciências humanas, historicamente situado na cultura ocidental e intimamente ligado à educação pública e civil. Através da hermenêutica filosófica é possível conceber elementos fundamentais da formação humana, como a importância do diálogo humano e o contacto com a cultura e tradição, essenciais para a ação educativa contemporânea.por
dc.description.sponsorshipOutro - Financiamento DGES (Direção geral do Ensino Superior) - Bolsas de Estudo no âmbito da Ação Social do Ensino Superior-
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjecthuman formationeng
dc.subjecteducationeng
dc.subjecthermeneuticseng
dc.subjectdialogueeng
dc.subjectcomprehensioneng
dc.subjectformação humanapor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjecthermenêuticapor
dc.subjectdiálogopor
dc.subjectcompreensãopor
dc.titleA educação segundo a perspetiva da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamerpor
dc.title.alternativeEducation according to Hans-Georg Gadamer's philosophical hermeneutics perspectiveeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleA educação segundo a perspetiva da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamerpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203452305-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSilva, Xavier Emanuel Correia da::0009-0008-4021-4579-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriUrbano, Carlota Maria Lopes de Miranda-
uc.degree.elementojuriSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
uc.degree.elementojuriSilva, Maria Luísa Portocarrero Ferreira da-
uc.contributor.advisorSá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco-
uc.contributor.advisorRodrigues, Elsa Margarida da Silva-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
XavierSilva_versaofinal.pdf4.37 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

31
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons