Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110601
Título: Automatic User Interface Generation for multi-user/multi-device (MPCS)
Outros títulos: Geração Automática de Interfaces de Utilizador para múltiplos-utilizadores/múltiplos-dispositivos (MPCS)
Autor: Sobrinho, José Diogo Terêncio
Orientador: Cardoso, Jorge Carlos dos Santos
Roque, Licínio Gomes
Palavras-chave: Automatic User Interface Generation; Model-based User Interface Generation; Marine pollution Control Simulator; User Interface Language Description; Geração Automática de Interfaces de Utilizador; Geração de Interfaces de Utilizador baseada em modelos; Simulador de Controlo da Poluição Marítima; Linguagens de Descrição de Interfaces de Utilizador
Data: 12-Set-2023
Projeto: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP/00326/2020/PT
Título da revista, periódico, livro ou evento: Automatic User Interface Generation for multi-user/multi-device (MPCS)
Local de edição ou do evento: DEI-FCTUC
Resumo: The combat against marine pollution must be given special attention. In Portugal, conducting a simulation to train the appropriate entities to fight pollution is very expensive and time-consuming. To counteract this, a game was developed for learning purposes called Marine Pollution Control Simulator (MPCS), which simulates maritime pollution events, more specifically, oil spills, where the future users can train so that they can be more effective in combating real maritime pollution events, without spending large amounts of money, and doing it much faster than normal. The implementation of this project was divided into five different dissertations, each having a part in the development process of the project. When the initial ideas for the project were discussed, a problem was encountered: the diverse number of possible interfaces in the game, given the diversification of entities taking part in the game, can significantly increase the developing time. That said, there was a need to reduce development time. With this in mind, this dissertation demonstrates a model for automatically generating interfaces using templates capable of reducing the development effort, implemented when developing the game. Using this model made it possible to develop the game much faster than creating all the interfaces manually. However, this model had some problems. That said, this dissertation also proposes another automatic generation model using a JSON configuration file, capable of solving the generation problems using templates, such as the customization of interfaces and some aspects of abstraction that needed to be met. User studies were carried out to evaluate the interfaces generated. With the analysis of the results, we could conclude that the generation of the interfaces was a success, with only a few aspects to improve. Ultimately, we can conclude that the objectives of this dissertation have been met. However, there is still room to improve the models developed to create a solution that can better meet the client's needs and make the game experience more enjoyable.
O combate à poluição marinha deve merecer uma atenção especial. Em Portugal, a realização de um ensaio para formar as entidades competentes no combate à poluição é muito dispendiosa e demorada. Para contrariar este facto, foi desenvolvido um jogo com fins didáticos chamado Marine Polution Control Simulator (MPCS), que simula eventos de poluição marítima, mais concretamente derrames de hidrocarbonetos, onde os futuros utilizadores poderão treinar para serem mais eficazes no combate a eventos reais de poluição marítima, sem despender grandes quantias de dinheiro, e fazendo-o muito mais rapidamente doque o normal. A implementação deste projeto foi dividida em cinco dissertações diferentes, cada uma com uma parte no processo de desenvolvimento do projeto. Quando as ideias iniciais para o projeto foram discutidas, foi encontrado um problema: o número diversificado de interfaces possíveis no jogo, dada a diversificação de entidades presentes no jogo, pode aumentar significativamente o tempo de desenvolvimento. Assim sendo, houve a necessidade de reduzir o tempo de desenvolvimento. Neste sentido, esta dissertação demonstra um modelo de geração automática de interfaces através de templates, capaz de reduzir o esforço de desenvolvimento, implementado no desenvolvimento do jogo. Com a utilização deste modelo foi possível desenvolver o jogo muito mais rapidamente do que criar todas as interfaces manualmente. No entanto, este modelo apresenta alguns problemas. Dito isso, esta dissertação também propõe um outro modelo de geração automática usando um ficheiro de configuração em JSON, capaz de resolver os problemas de geração usando templates, como a customização das interfaces e alguns aspectos de abstração que precisavam de existir. Foram realizados testes de usabilidade para avaliar as interfaces geradas. Com a análise dos resultados, foi possível concluir que a geração das interfaces foi um sucesso, com apenas alguns aspectos a melhorar. Em última análise, podemos concluir que os objetivos desta dissertação foram cumpridos. No entanto, ainda há espaço para melhorar os modelos desenvolvidos para criar uma solução que possa responder melhor às necessidades do cliente, e que possa tornar a experiência de jogo mais agradável.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110601
Direitos: openAccess
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