Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110123
Título: Escala de Conectividade Social - Revista: estudos de validação e invariância do modelo de medida numa amostra de adolescentes da comunidade e de contextos forenses
Outros títulos: Social Connectedness Scale – Revised: validation and invariance studies of the measurement model in a sample of adolescents from the community and forensic contexts
Autor: Duarte, Ana Lúcia Simões
Orientador: Brasão, Nélio Jesus de Freitas
Palavras-chave: Adolescence; Delinquent behavior; Measurement Invariance; Psychometrics; Social Connectedness; Adolescência; Análises psicométricas; Comportamento delinquente; Conectividade Social; Invariância do modelo de medida
Data: 23-Out-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Escala de Conectividade Social - Revista: estudos de validação e invariância do modelo de medida numa amostra de adolescentes da comunidade e de contextos forenses
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: A Conectividade Social (CS), entendida como a consciência subjetiva da proximidade interpessoal com o mundo social, tem sido associada à promoção da saúde física e psicológica. A investigação tem-se debruçado na CS, sobretudo na adolescência, devido à importância que as relações interpessoais desempenham nesta fase do desenvolvimento. Dada a relevância da CS e considerando que a versão portuguesa da Escala de Conectividade Social – Revista (SCS-R), só estava validada para adultos, o presente estudo teve como objetivo validar a SCS-R com adolescentes portugueses. A amostra foi constituída por 357 adolescentes do sexo masculino (243 de uma amostra comunitária e 114 de uma amostra forense), com idades compreendidas entre os 13 e os 20 anos. Com recurso a uma Análise Fatorial Confirmatória e ao Estimador de Máxima Verossimilhança foram alcançados bons indicadores de ajustamento para todas as amostras, numa estrutura unifatorial de nove itens da SCS-R-A. A escala apresentou um nível de consistência interna boa e mostrou-se invariante para ambas as amostras. Contrariamente ao esperado, os resultados mostraram que os adolescentes da amostra forense reportaram níveis mais elevados de CS comparativamente aos da amostra comunitária. Foram ainda verificadas associações positivas entre a CS e experiências de calor e segurança e autocompaixão, e associações negativas com a vergonha externa e com a agressividade. A SCS-R-A demonstrou ser uma medida válida e confiável, fornecendo uma maior compreensão do impacto da CS no funcionamento interpessoal dos adolescentes.
Social Connectedness (SC), defined as the subjective awareness of interpersonal closeness to the social world, has been linked to physical and psychological well-being. Considering that the development of interpersonal relationships is paramount in adolescence, SC has been a major topic within research, particularly with adolescents. Considering the importance of SC and the fact that the Portuguese version of the Social Connectedness Scale-Revised (SCS-R), was only studied with adults, the goal of the current research was to assess the psychometric properties of the SCS-R with Portuguese adolescents. The sample consisted of 357 male adolescents aged between 13 and 20 years old (243 from a community sample and 114 from a forensic sample). The Confirmatory Factor Analysis with Maximum Likelihood Estimation showed that a short unifactorial version of the SCS-R (9 items) presented good adjustment indicators for all samples. The scale demonstrated good internal consistency levels and proved to be invariant for both samples. Unexpectedly, results revealed that adolescents from the forensic sample reported SC levels higher than those of the community sample. Results also showed positive associations between SC and current experiences of warmth and safeness and self-compassion, as well as negative associations between SC and external shame and aggression. The SCS-R-A proved to be a reliable and valid measure, providing a greater understanding of the effect of SC on adolescents' interpersonal functioning.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica Forense apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/110123
Direitos: openAccess
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