Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104252
Title: Formação em contexto prisional. Com um projeto de comunidades de reflexão
Other Titles: Training in a prison context. With a project for communities of reflexion
Authors: Gonçalves, Katharina Jacome
Orientador: Reis, Carlos Francisco de Sousa
Keywords: educação e formação de adultos; mediação; prisão; formação; comunidades de reflexão; adult education and training; mediation; prison; training; reflection communities
Issue Date: 26-Oct-2022
metadata.degois.publication.title: Formação em contexto prisional. Com um projeto de comunidades de reflexão
metadata.degois.publication.location: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: O trabalho que vamos apresentar surge no âmbito do ciclo de estudos para obter o grau de Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade de Coimbra.Considerando os objetivos do Mestrado em Ciências da Educação como “compreender factos educativos ocorridos em qualquer contexto ou desenvolver atividades de (re)construção de identidades pessoais e profissionais” (Universidade de Coimbra, 2022) fizemos o estágio curricular no Estabelecimento Prisional de Coimbra, mais concretamente no Centro Protocolar de Formação Profissional para o Setor da Justiça, como entidade parceira que promove a educação e formação de adultos em contexto prisional. Os principais objetivos foram compreender a realidade dos presos. Procuramos ainda saber se as comunidades de reflexão contribuem para a reeducação e reinserção dos formandos.Trabalho que se apresenta de seguida pretende caracterizar a instituição de acolhimento, apresentar as atividades realizadas no decurso do estágio e, por fim apresentar uma proposta de intervenção que consideramos pertinente e possível de implementar, antevendo-se resultados positivos, como um aumento da autoestima e alteração de valores. O estágio decorreu de forma presencial e online e nem todas as atividades, à semelhança do projeto de intervenção puderam ser implementadas ou concluídas, pelos motivos, explicados no decorrer do presente trabalho.O balanço foi bastante positivo e salienta-se o apoio e recetividade no acolhimento rercebido, por parte de ambas as instituições. Consideramos que o trabalho desenvolvido com este público alvo é altamente desafiante, mas conta profissionais de elevada competência para lhe corresponder. Em particular, no âmbito da reinserção social, a intervenção profissional tem capacidade de vir a suprir todas as necessidades dos destinatários. Motivo, pelo qual, consideramos importante o contributo das Ciências da Educação, de modo a aproveitar o tempo de reclusão para promover a realização pessoal, formativa e, eventualmente, profissional dos reclusos.
The following work is presented in the context of the cycle of studies leading to the degree of Master in Educational Sciences by the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra.Considering the objectives of the Master's Degree in Educational Sciences as "understanding educational facts occurred in any context or developing activities of (re)construction of personal and professional identities" (Universidade de Coimbra, 2022), we chose to develop the curricular internship in the Prison of Coimbra, more specifically in the Protocol Centre for Vocational Training for the Justice Sector, as a partner entity that promotes adult education and training in prison settings. Our main objectives were to understand the reality experienced and perceived by inmates in prison settings. We also sought to know how the communities of reflection could contribute to the re-education and reinsertion of the trainees.The work that follows aims to characterise the host institution, present the activities carried out during the internship and, finally, present an intervention proposal that we consider relevant and possible to implement, anticipating positive results, such as an increase in self-esteem and a change in values. The internship was conducted in person and online and not all activities, similarly to the intervention project could be implemented or completed, for the reasons explained throughout this work.The balance was quite positive and we would like to highlight the support and receptiveness received from both institutions. We consider that the work developed with this target public is highly challenging, but has very competent professionals to correspond to it. In particular, within the scope of social reinsertion, professional intervention has the capacity to meet all the needs of the addressees. Thus, we consider important the contribution of Educational Sciences, in order to take advantage of the prison time to promote the personal, formative and, eventually, professional fulfilment of the prisoners.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104252
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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