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Título: A Influência das Sessões Multissensoriais Individualizadas em Idosos Doentes de Alzheimer Projeto (Re)Aprender a Viver
Outros títulos: The Influence of Individualized Multisensory Sessions in Elderly Patientes with Alzheimer's Disease (Re)Learning to Live Project
Autor: Ferreira, Mafalda Sofia Fernandes Mateus
Orientador: Ferreira, Sónia Cristina Mairos Baptista
Palavras-chave: Alzheimer; Estimulação cognitiva, sensorial e emocional; Educação formal; Educação não formal; Educação de adultos; Alzheimer's disease; Cognitive, sensory and emotional stimulation; Non-formal education; Formal education; Adult education
Data: 27-Out-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: A Influência das Sessões Multissensoriais Individualizadas em Idosos Doentes de Alzheimer Projeto (Re)Aprender a Viver
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente relatório de estágio sistematiza a intervenção educativa realizada no âmbito do estágio do mestrado em Ciências da Educação. Planificou-se e desenvolveu se um programa educativo, com recurso a sessões individualizadas de estimulação cognitiva, sensorial e emocional, com os utentes da Associação de Bem-Estar, Cultura e Desenvolvimento Social de São Romão, tendo em consideração as suas diferenças na fase da doença. Através da observação da dinâmica da Associação, foi possível perceber que muitos utentes não se encontravam recetivos à participação das dinâmicas e atividades de grupo. Assim, o projeto proposto assentou na execução de sessões individualizadas com um grupo de 6 idosos com um perfil demencial, com o intuito de estimular as suas capacidades cognitivas, sensórias e emocionais. As atividades realizadas ao longo do projeto contribuíram, adicionalmente, para a criação de uma Caixa de Recursos, composta por vários materiais úteis para sessões de grupo ou individuais. Essa caixa foi criada com a ajuda de todos os utentes da Associação, tendo sido propostas diversas dinâmicas de grupo, que complementam as atividades do programa de intervenção realizado. As atividades complementares ao projeto basearam-se em diversas dinâmicas de grupo, com o intuito de criar uma proximidade com todos os utentes, bem como, com toda a equipa da Associação. Através dos resultados obtidos da participação em sessões de estimulação cognitiva, sensorial e emocional, percebemos que o avanço da doença tende a efetuar-se mais lentamente, proporcionando ao portador da doença uma maior qualidade de vida.
This internship report systematizes the educational intervention carried out during the internship of the Master's degree in Educational Sciences. An educational program was planned and developed, using individualized sessions of cognitive, sensory and emotional stimulation, with the users of the Associação de Bem-Estar, Cultura e Desenvolvimento Social de São Romão, taking into account their stage disease differences. By observing the dynamics of the Association, it was possible to notice that many users were not receptive to participating in group dynamics and activities. Thus, the proposed project was based on the execution of individualized sessions, with a group of 6 elderly people with a dementia profile, in order to stimulate their cognitive, sensory and emotional capacities. The activities carried out throughout the project contributed, additionally, to the creation of a Resource Box, composed of several useful materials for group or individual sessions. This box was created with the help of all the users of the Association, and several group dynamics were proposed to complement the activities of the intervention program. The activities complementary to the project were based on several group dynamics, in order to create proximity with all users, as well as with the entire team of the Association. Through the results obtained from the participation in cognitive, sensory and emotional stimulation sessions, we realized that the progression of the disease tends to slow down, providing a better quality of life to the patient.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104240
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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