Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104195
Título: Ciência mais acessível no Exploratório - adaptação da exposição Em Forma com a Ciência, com foco na deficiência visual
Outros títulos: Improving accessible science at Exploratório - adaptation of the exhibition Em Forma com a Ciência, focusing on visual impairment
Autor: Domingos, Afonso Gonçalves Barreto
Orientador: Nascimento, Maria Augusta Vilalobos Filipe Pereira
Rebelo, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz
Palavras-chave: Science center; Exhibition; Inclusion; Visual impairment; Accessibility; Centro de Ciência Viva; Exposição; Inclusão; Deficiência visual; Acessibilidade
Data: 28-Jul-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: Ciência mais acessível no Exploratório - adaptação da exposição Em Forma com a Ciência, com foco na deficiência visual
Local de edição ou do evento: FPCE-UC
Resumo: In the report that is presented, with the purpose of obtaining a master's degree in Educational Sciences, we will describe the curricular internship developed during the 2021-2022 academic year. The institution chosen was the Exploratório - Centro de Ciência Viva de Coimbra. Thus, we will discover more about this important science center, as well as the activities that take place there. We will address the importance of universal accessibility in these contexts, particularly for people with visual impairments. We will also refer, in greater detail, to the goals, stages and challenges of implementing my internship project, which aimed to contribute to improve the accessibility and inclusiveness of the permanent exhibition of the Exploratório, called “Em forma com a Ciência”..::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
No relatório que se apresenta, com o propósito da obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação, vamos dar conta do trabalho que foi desenvolvido ao longo do ano letivo 2021-2022. A instituição escolhida foi o Exploratório - Centro de Ciência Viva de Coimbra. Assim, iremos descobrir mais acerca deste importante centro de ciência, bem como o meu percurso de estágio. Abordaremos a importância da acessibilidade universal nestes contextos, e nomeadamente para públicos com deficiência visual, com recurso a Braille, audiodescrição, entre outras estratégias. Vamos, ainda, referir, com maior detalhe, a ideia, as etapas e os desafios da concretização do meu projeto de estágio, o qual consistiu em tornar a exposição permanente do Exploratório, denominada de “Em forma com a Ciência”, mais acessível e inclusiva.::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/104195
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese__Afonso__pag_pdf.pdf26.41 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

74
Visto em 17/jul/2024

Downloads

73
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons