Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/104063
Título: «Fera, Que Me Feres» Argumento Cinematográfico Original
Outros títulos: «Beast´s Feast» Original Screenplay
Autor: Nogueira, Ana Luísa Marques
Orientador: Anacleto, Maria Marta Dias Teixeira da Costa
Palavras-chave: Argumento; Hospitalidade; Poesia; Script; Hospitality; Poetry
Data: 25-Out-2022
Título da revista, periódico, livro ou evento: «Fera, Que Me Feres» Argumento Cinematográfico Original
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Beast´s Feast, is the result of a critical attitude towards the poetic text and an understanding of the different bodies of which it becomes an accomplice. Written in the form of a film script, this project is an extension of an authorial poem named, Magic Dialogues. This script became a continuation of the unintelligible in the poem, despite the technical formality that a film script requires. The rewriting of a text carved of its own qualities, but without a purpose (the poem), places the author (in the position of an intermediary) between the word and the image, inspiring, uselessly, the search for a purpose within the poem, when it is already, in itself, so different and away from the officious hand. In an attitude of experimentation, the poetic text was arranged under various contexts and word games, until an attitude of hospitality was adopted and both the author and the text could be preserved. That is, let it speak and let it be silent when necessary. Through the use of the memory of the poem and the images (imaginative and referential), the original poetic text could be preserved in order to re-sign it, as a different (and yet contemporary with each other) object of technical characteristics and with the potentiality to give a new body, not to the poem, but to the idea that runs through it in a diagonality bent towards otherness. As the narrative took shape, the characters (father, son, and holy-spirit) common to the poem and script that began as archetypes of indifferent figures, moved out of the poetic place into the carnal and defective world. This deviation is not without an ethical question- The man who is thrown into the world, just as the poem exists independently, as an other, an other of all others. This literary project bets on deconstructing the traditional relationships of cinema, supported by the philosophical writings of Emmanuel Levinas and Jacques Derrida on ethics and hospitality, in an active and critical listening. "The father, the son and the other; the three. The tragic story of the son, mirror of the father, and his search for the origin of the poem's desire; searching for his own birth." In short, this is the plot that within the poetic text made itself an idea and through the screenplay, re-explored codes and signs of writing, in a script that, in addition to being cinematic, wedges itself as literary by its resistance to technique and literal interpretation.
Fera, que me feres, É o resultado de uma atitude crítica perante o texto poético e de um entendimento dos diferentes corpos de que este se torna cúmplice. Escrito na forma de argumento cinematográfico, este projeto é uma extensão de um poema autoral, de nome Diálogos Magicados. Este argumento tornou-se numa continuação do ininteligível no poema, apesar da formalidade técnica que um argumento de cinema exige. A reescrita de um texto talhado de qualidades próprias, mas sem finalidade (o poema), coloca o autor (na posição de intermediário) entre a palavra e a imagem, inspirando, inutilmente, a procura de uma finalidade para o poema, quando este já é por si, tão diferente e afastado da mão oficiosa. Numa atitude de experimentação, o texto poético foi disposto debaixo de variados contextos e jogos de palavras, até ter sido adotada uma atitude de hospitalidade que salvaguardaria tanto o autor como o texto. Ou seja, deixá-lo falar e deixá-lo estar calado quando preciso. Pelo uso da memória do poema e das imagens (imaginativas e referenciais) pode preservar-se o texto poético original de forma a re-assiná-lo, como um objeto diferente (e, no entanto, contemporâneos entre si) de características técnicas e com a potencialidade para dar um novo corpo, não ao poema, mas à ideia que o atravessa numa diagonalidade curvada para a alteridade. À medida que a narrativa ia ganhando forma, os personagens (pai, filho e espírito-santo) comuns ao poema e ao guião que começaram como sendo arquétipos de indiferentes figuras, foram saindo do lugar poético para o mundo carnal e defeituoso. Este desvio não deixa de ser uma questão ética- O homem que é lançado para o mundo, da mesma maneira que o poema existe independente, como um outro, um outro de todos os outros. Este projeto literário aposta na desconstrução das relações tradicionais do cinema, apoiada nos escritos filosóficos de Emmanuel Levinas e Jacques Derrida sobre a ética e a hospitalidade, numa escuta ativa e critica. “O pai, o filho e o outro; o três. A história trágica do filho, espelho do pai e a sua busca pela origem do desejo do poema; à procura do seu próprio nascimento.” Em suma, esta é a trama que dentro do texto poético se fez ideia e pelo argumento, reexplorou códigos e signos da escrita, num argumento que, para além de cinematográfico, cunha-se de literário pela sua resistência à técnica e à interpretação literal.
Descrição: Trabalho de Projeto do Mestrado em Estudos Artísticos apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/104063
Direitos: openAccess
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