Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/101564
Título: | O contributo da educação física para a formação de indivíduos fisicamente cultos: uma perspetiva portuguesa | Outros títulos: | The contribution of physical education to the training Of physically educated individuals: a portuguese perspective | Autor: | Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro Valenzuela Contreras, Luís Marcelo Mendes, Nuno Serra Pacheco |
Palavras-chave: | Aprendizagem; Educação Física; Prática profissional; Exercício físico; Learning; Physical Education; Professional practice; Exercise | Data: | 2020 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Movimento | Volume: | 26 | Número: | 1 | Resumo: | Este trabalho, realizado com 150 indivíduos no final da escolaridade
obrigatória e candidatos a uma licenciatura em Ciências do Desporto, pretende
perceber se a Educação Física está a contribuir para a formação de indivíduos
fisicamente cultos. Seguimos uma metodologia quantitativa e optámos por um
questionário com três partes: a primeira de questões fechadas e de caracterização
sociodemográfica da amostra; a segunda, também de questões fechadas, sobre o
entendimento acerca das Finalidades da Educação Física; e a terceira composta
por 25 afirmações de escolha dicotómica (verdadeiro/falso), sobre conteúdos
fundamentais para uma prática autónoma de atividade física, constantes nos
Programas Nacionais de Educação Física (Currículos Nacionais) para o ensino
secundário. Os resultados revelam fragilidades nos conhecimentos dos indivíduos
relativamente ao desenvolvimento das capacidades motoras, aos efeitos da prática
de exercício físico, a procedimentos de segurança e à composição e funcionamento
corporal, afastando-se do preconizado por aqueles Programas Nacionais. This study was carried out with 150 male students at the end of their mandatory education and with candidates to a degree in Sports Science and Physical Education. It aims to understand if Physical Education contributed to the education of physically educated individuals. We followed a quantitative methodology and administered a three-part questionnaire: close-ended questions for the sociodemographic characterization of the sample; close-ended questions on participants’ understanding of the purposes of Physical Education; true-or-false questions on fundamental contents for an autonomous practice of physical activity, which are included in the National Curricula of Physical Education for secondary school. The results reveal individuals’ weak knowledge of motor skills development, effects of physical exercise, safety procedures, and body composition and functioning, which is not in accordance with National Curricula. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/101564 | ISSN: | 1982-8918 0104-754X |
DOI: | 10.22456/1982-8918.94574 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CIDAF - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
The-contribution-of-physical-education-to-the-training-of-physically-educated-individuals-A-Portuguese-perspectiveMovimento.pdf | 402.22 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
82
Visto em 9/out/2024
Downloads
49
Visto em 9/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Este registo está protegido por Licença Creative Commons