Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/101564
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
dc.contributor.authorValenzuela Contreras, Luís Marcelo-
dc.contributor.authorMendes, Nuno Serra Pacheco-
dc.date.accessioned2022-08-31T09:33:20Z-
dc.date.available2022-08-31T09:33:20Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.issn1982-8918-
dc.identifier.issn0104-754X-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/101564-
dc.description.abstractEste trabalho, realizado com 150 indivíduos no final da escolaridade obrigatória e candidatos a uma licenciatura em Ciências do Desporto, pretende perceber se a Educação Física está a contribuir para a formação de indivíduos fisicamente cultos. Seguimos uma metodologia quantitativa e optámos por um questionário com três partes: a primeira de questões fechadas e de caracterização sociodemográfica da amostra; a segunda, também de questões fechadas, sobre o entendimento acerca das Finalidades da Educação Física; e a terceira composta por 25 afirmações de escolha dicotómica (verdadeiro/falso), sobre conteúdos fundamentais para uma prática autónoma de atividade física, constantes nos Programas Nacionais de Educação Física (Currículos Nacionais) para o ensino secundário. Os resultados revelam fragilidades nos conhecimentos dos indivíduos relativamente ao desenvolvimento das capacidades motoras, aos efeitos da prática de exercício físico, a procedimentos de segurança e à composição e funcionamento corporal, afastando-se do preconizado por aqueles Programas Nacionais.pt
dc.description.abstractThis study was carried out with 150 male students at the end of their mandatory education and with candidates to a degree in Sports Science and Physical Education. It aims to understand if Physical Education contributed to the education of physically educated individuals. We followed a quantitative methodology and administered a three-part questionnaire: close-ended questions for the sociodemographic characterization of the sample; close-ended questions on participants’ understanding of the purposes of Physical Education; true-or-false questions on fundamental contents for an autonomous practice of physical activity, which are included in the National Curricula of Physical Education for secondary school. The results reveal individuals’ weak knowledge of motor skills development, effects of physical exercise, safety procedures, and body composition and functioning, which is not in accordance with National Curricula.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectEducação Físicapt
dc.subjectPrática profissionalpt
dc.subjectExercício físicopt
dc.subjectLearningpt
dc.subjectPhysical Educationpt
dc.subjectProfessional practicept
dc.subjectExercisept
dc.titleO contributo da educação física para a formação de indivíduos fisicamente cultos: uma perspetiva portuguesapt
dc.title.alternativeThe contribution of physical education to the training Of physically educated individuals: a portuguese perspectivept
dc.typearticlept
degois.publication.firstPagee26047pt
degois.publication.issue1pt
degois.publication.titleMovimentopt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.22456/1982-8918.94574-
degois.publication.volume26pt
dc.date.embargo2020-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.author.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
Appears in Collections:I&D CIDAF - Artigos em Revistas Internacionais
Show simple item record

Page view(s)

82
checked on Oct 9, 2024

Download(s)

49
checked on Oct 9, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons