Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/99527
Título: Rodas Poligonais Regulares e Catenárias
Autor: Costa, Maria de Lurdes de Freitas Rodrigues
Orientador: Leite, Maria de Fátima da Silva
Palavras-chave: Movimento suave; rolar sem deslizar; condição do raio; catenárias; trigonometria hiperbólica; rodas poligonais; smooth movement; rolling without sliding; radius; catenaries; hyperbolic trigonometry; polygonal wheels
Data: Set-2012
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A uma roda circular imediatamente associamos uma estrada plana. E se a roda for quadrada? Ou pentagonal? Ou, tiver a forma outro qualquer polígono regular? Para que um veículo com este tipo de rodas se desloque com movimento suave, isto é, sem solavancos é inevitável que a estrada seja diferente de uma estrada plana. Terá obrigatoriamente de ser uma estrada adequada à roda. Mas, para que isso aconteça é necessário que exista uma conexão matemática entre roda-estrada. Uma estrada formada por catenárias truncadas sucessivas é a estrada ideal para rodas poligonais. A animação em Geogebra executada pela mestranda permite visualizar as rodas poligonais e as respetivas estradas. “Rodas Poligonais Regulares e Catenárias” surge assim, como um tema de aplicação pedagógico-didática, atrativo e não rotineiro, revelando aos alunos a importância da Matemática como instrumento de interpretação e intervenção no real.
We immediately associate a flat road to a circular wheel. However, what if the wheel is a square? Or pentagonal? Or, what if it has the form of any other regular polygon. For a vehicle with this type of wheels to move with a smooth movement, e.g. without bumps, it is expected that the road should be different from a flat road. It must be a proper road adapted to the wheel. However, for that to happen, there must be a mathematical connection between wheel and road. A road formed by successive truncated catenary curves is the ideal road for polygonal wheels. The animation in Geogebra performed by the master student allows everyone to view the polygonal wheels and their respective roads. This way, "Regular Polygonal Wheels and Catenary Curves" are an attractive and nonroutine pedagogical and didactic application theme, revealing to the student the importance of mathematics as an interpretation tool as well as a way of interference in real life.
Descrição: Relatório de Mestrado em Ensino da Matemática no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99527
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Matemática - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório Final.pdf43.09 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

60
Visto em 23/jul/2024

Downloads

49
Visto em 23/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.