Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/99425
Título: O impacto do automóvel na vivência urbana: Repensar o automóvel no equilíbrio do espaço urbano de Coimbra
Outros títulos: The impact of the automobile in urban living: To rethink the automobile within the balance of Coimbra's urban space
Autor: Carvalho, António Pedro Peixoto de Sales Matos de
Orientador: Lebre, Rui Aristides Bixirão Neto Marinho
Palavras-chave: Coimbra; Automóvel; Rua do Brasil; Urbanismo; Mobilidade; Coimbra; Automobile; Rua do Brasil; Urbanism; Mobilidade
Data: 10-Dez-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: O impacto do automóvel na vivência urbana: Repensar o automóvel no equilíbrio do espaço urbano de Coimbra
Local de edição ou do evento: Departamento de Arquitetura
Resumo: No presente trabalho investiga-se o impacto que a utilização do automóvel teve na cidade, no território e, consequentemente, na vivência urbana das pessoas. Investiga-se também este fenómeno no contexto de Coimbra, identificando os fatores principais que o conduziram, e conduzem atualmente. O trabalho culmina numa proposta de intervenção no espaço urbano, a Rua do Brasil, guiada por dois princípios: proximidades e prioridades. A brusquidão com que a evolução tecnológica se desenvolveu nos últimos séculos pelo mundo contribuiu para que a sua integração nas cidades tenha sido feita, por vezes, através da sua gestão inexperiente face aos novos paradigmas. Uma das vertentes mais importantes deste desenvolvimento tecnológico foi o automóvel. A sua evolução deu-se a par com a da cidade a partir do século XX. Para além das imensas possibilidades que abriu nos padrões de vivência das pessoas, permitindo conquistar cada vez mais distâncias no quotidiano, causou também o substancial problema da dependência do automóvel. A mobilidade automóvel permite que as relações sociais (trabalho, lazer, consumo, etc.) comecem a desenvolver-se entre lugares distantes, apoiadas principalmente pelas novas redes urbanas em constante evolução, sem possibilidade de serem cobertas através da mobilidade ativa. A vivência urbana das pessoas carateriza-se, em grande parte, por estes lugares distantes e pela consequente mobilidade predominantemente automóvel, deteriorando as relações que as pessoas criam entre si e o espaço que resta entre os destinos do quotidiano.A evolução urbana de Coimbra direcionada para a deslocação automóvel e a atual cultura de produção espacial que mantém a mesma atitude, prolonga este problema da vivência urbana na cidade e questiona-se, já que a dependência do automóvel está impregnada no tecido urbano (e territorial), se será impossível revertê-lo. Procura-se, com a proposta, ilustrar como se pode intervir no espaço urbano de modo a diminuir a necessidade de utilização do automóvel a partir da redução das distâncias entre os vários destinos do quotidiano e do melhoramento do espaço público, de modo a acomodar a mobilidade ativa, atualmente vista como um modo alternativo e irrelevante de transporte pela Câmara Municipal de Coimbra. Estes princípios relativos à proximidade entre os destinos do quotidiano e à prioridade das pessoas no espaço público são centrais para um espaço público qualificado, podendo também aplicar-se a uma escala maior para resolver este problema estrutural.
This dissertation investigates the impact that the use of the automobile had on the city, on the territory and, consequently, on the urban experience of people. This phenomenon is also investigated in the context of Coimbra, identifying the main factors that drove to it - and are currently driving to it. The dissertation culminates in a intervention in the urban space, Rua do Brasil, guided by two principles: proximity and priorities.The brusqueness with which technological evolution has developed in the last centuries around the world has contributed to its integration into cities, at times, through its inexperienced management in the face of new paradigms. One of the most important aspects of this technological development was the automobile. Its evolution took place alongside that of the city from the 20th century onwards. In addition to the immense possibilities it opened up in people’s living standards, allowing them to conquer more and more distances in their daily lives, it also caused the substantial problem of car dependence.Motor mobility allows social relations (work, leisure, consumption, etc.) to start to develop between distant places, supported mainly by new urban networks in constant evolution, without the possibility of being covered through active mobility. The urban experience of people is characterized, in large part, by these distant places and the consequent predominantly automobile mobility, deteriorating the relationships that people create with each other and the space that remains between everyday destinations.The urban evolution of Coimbra towards automobile transportation and the current culture of spatial production that maintains the same attitude, extends this problem of urban living in the city and is questioned, since the dependence on the automobile is impregnated in the urban (and territorial) fabric, whether it will be impossible to revert it.The project seeks to illustrate how to intervene in urban space in order to reduce the need to use the car by reducing distances between the various everyday destinations and improving public space, in order to accommodate the active mobility, currently seen as an alternative and irrelevant mode of transport by the Municipality of Coimbra. These principles relating to proximity between everyday destinations and the priority of people in public space are central to a qualified public space and can also be applied on a larger scale to solve this structural problem.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/99425
Direitos: openAccess
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