Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/99328
Título: Relação entre Estilos Educativos Parentais, Estilos de Coping e Saúde Mental em Adolescentes
Outros títulos: Relationship between Parenting Educational Styles, Coping Styles and Mental Health in Adolescents
Autor: Teixeira, Marcia Raquel Cardoso
Orientador: Dias, Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale
Palavras-chave: Adolescence; Parental Educational Styles; Coping Styles; Mental Health; Adolescência; Estilos Educativos Parentais; Estilos de Coping; Saúde Mental
Data: 18-Nov-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relação entre Estilos Educativos Parentais, Estilos de Coping e Saúde Mental em Adolescentes
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: Nowadays, the curiosity and interest in the influence of parenting practices on the well-being of adolescents is increasing. Thus, and after reading the corresponding bibliography, we intended to understand if there is a significant relationship between parenting styles and more areas of interest. Therefore, this work aims to assess the existence of relationships between Parental Educational Styles, the use of Coping strategies and styles, and Mental Health. Consequently, we used a sample of 278 subjects between 15 and 18 years old, who participated in the investigation by filling out five instruments: a Sociodemographic Questionnaire (Maia de Carvalho, Vale Dias, & Sieiro, 2019), the Style Scale Parental Education - Version for Children (Barros de Oliveira, 1994), the Portuguese adaptation of the Brief Cope Questionnaire (Maia de Carvalho, Vale-Dias & Carvalho, 2018), the MHC-SF adapted for the Portuguese population by Matos et al. (2010) and the Portuguese adaptation of the BSI (Canavarro, 1995). The results demonstrate that Parental Educational Styles are related to Coping Styles, and each of the variables may have consequences on Mental Health. The implications that this research has for future studies is its replication with a larger, more balanced and diversified sample and the use of the Parental Educational Styles Scale – Version for Parents. It was concluded that there is a significant relationship between the three variables under study, being constantly interconnected with each other.
Nos dias que correm, a curiosidade e o interesse demonstrados pela influência das práticas educativas parentais no bem-estar dos adolescentes, é cada vez maior. Dessa forma e, após a leitura de bibliografia correspondente, pretendeu-se perceber se existe uma relação significativa dos estilos parentais com mais áreas de interesse. Por conseguinte, este trabalho tem o objetivo de avaliar a existência de relações entre os Estilos Educativos Parentais, o uso de estratégias e estilos de Coping e a Saúde Mental. Assim, utilizou-se uma amostra de 278 sujeitos com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, que participaram na investigação preenchendo cinco instrumentos: um Questionário Sociodemográfico (Maia de Carvalho et al., 2019), a Escala de Estilos Educativos Parentais -Versão para Filhos (Barros de Oliveira, 1994), a adaptação portuguesa do Questionário Brief Cope (Maia de Carvalho et al., 2018), MHC-SF adaptado para a população portuguesa por Matos et al. (2010) e a adaptação portuguesa do BSI (Canavarro, 1995). Os resultados demonstram que os Estilos Educativos Parentais relacionam-se com os Estilos de Coping e, cada uma das variáveis, poderá ter consequências na Saúde Mental. As implicações que esta investigação apresenta para estudos futuros é a sua replicação com uma amostra maior, mais equilibrada e diversificada e a utilização da Escala de Estilos Educativos Parentais – Versão para Pais. Concluiu-se que existe uma relação significativa entre as três variáveis em estudo, estando constantemente interligadas entre si.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/99328
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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