Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99239
Title: Desenvolvimento de jogo para a plataforma PhysioSensing
Authors: Dinis, André Marques
Orientador: Furtado, Pedro
de Jesus Mendes, Pedro
Keywords: Equilíbrio; Transferência de carga; Dispositivo médico; Plataforma de forças; Kinect; Terapia; Reabilitação física; Biofeedback visual; Jogos terapêuticos
Issue Date: 1-Jul-2016
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: As sessões de terapia e reabilitação física têm apresentado uma reduzida utilização de tecnologia e quem as frequenta não tem, muitas vezes, a motivação necessária para participar ativamente no seu processo de reabilitação devido à sua natureza monótona na realização de exercícios de forma repetida. Tendo isto em conta, têm surgido no mercado vários produtos que pretendem ajudar a resolver esta lacuna através da introdução de soluções tecnológicas. No entanto, ainda muito pode ser desenvolvido nesta área e cada vez mais são exigidas inovações no seio da comunidade de terapia e reabilitação física como forma de melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados. Assim, o objetivo do presente estágio passa pelo desenvolvimento de um videojogo terapêutico com a finalidade de promover uma reabilitação mais ativa e motivadora para o utente, tornando o seu processo de recuperação e as sessões de terapia e reabilitação física mais envolventes e pró-ativas, reduzindo dessa forma a sua monotonia. O jogo possibilitará treinar diversas situações terapêuticas através da utilização de uma plataforma de forças e do Kinect. Além do processo de desenvolvimento foram ainda efetuados processos de validação, através da realização de testes com potenciais utilizadores para recolha de feedback. Os resultados obtidos permitiram confirmar a utilidade do jogo e são indicadores de que os objetivos para o qual este foi desenvolvido foram cumpridos.
Description: Relatório Final de Estágio do Mestrado em Engenharia Informática apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/99239
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
André_Dinis_2010135634_Relatório_Final.pdf4.65 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

52
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

25
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.