Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/99239
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFurtado, Pedro-
dc.contributor.advisorde Jesus Mendes, Pedro-
dc.contributor.authorDinis, André Marques-
dc.date.accessioned2022-03-10T09:22:05Z-
dc.date.available2022-03-10T09:22:05Z-
dc.date.issued2016-07-01-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/99239-
dc.descriptionRelatório Final de Estágio do Mestrado em Engenharia Informática apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractAs sessões de terapia e reabilitação física têm apresentado uma reduzida utilização de tecnologia e quem as frequenta não tem, muitas vezes, a motivação necessária para participar ativamente no seu processo de reabilitação devido à sua natureza monótona na realização de exercícios de forma repetida. Tendo isto em conta, têm surgido no mercado vários produtos que pretendem ajudar a resolver esta lacuna através da introdução de soluções tecnológicas. No entanto, ainda muito pode ser desenvolvido nesta área e cada vez mais são exigidas inovações no seio da comunidade de terapia e reabilitação física como forma de melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados. Assim, o objetivo do presente estágio passa pelo desenvolvimento de um videojogo terapêutico com a finalidade de promover uma reabilitação mais ativa e motivadora para o utente, tornando o seu processo de recuperação e as sessões de terapia e reabilitação física mais envolventes e pró-ativas, reduzindo dessa forma a sua monotonia. O jogo possibilitará treinar diversas situações terapêuticas através da utilização de uma plataforma de forças e do Kinect. Além do processo de desenvolvimento foram ainda efetuados processos de validação, através da realização de testes com potenciais utilizadores para recolha de feedback. Os resultados obtidos permitiram confirmar a utilidade do jogo e são indicadores de que os objetivos para o qual este foi desenvolvido foram cumpridos.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsembargoedAccesspt
dc.subjectEquilíbriopt
dc.subjectTransferência de cargapt
dc.subjectDispositivo médicopt
dc.subjectPlataforma de forçaspt
dc.subjectKinectpt
dc.subjectTerapiapt
dc.subjectReabilitação físicapt
dc.subjectBiofeedback visualpt
dc.subjectJogos terapêuticospt
dc.titleDesenvolvimento de jogo para a plataforma PhysioSensingpt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2022-06-30*
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameRelatório Final Estágio do Mestrado Engenharia Informáticapt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo2190pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6054-637X-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-2859-4384-
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
André_Dinis_2010135634_Relatório_Final.pdf4.65 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

56
checked on May 15, 2024

Download(s)

29
checked on May 15, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.