Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/98931
Título: Relatório de estágio desenvolvido na Escola Secundária Infanta D. Maria junto da turma B do 7º ano, no ano letivo 2015-2016
Outros títulos: A influência dos estilos de ensino por comando e tarefa no tempo de empenhamento motor
Autor: Marques, Hugo Manuel Freire
Orientador: Abreu, Antero Filipe Rocha
Palavras-chave: Educação Física; Processo Ensino-Aprendizagem; Estilos de Ensino; Comando; Recíproco; Empenhamento Motor; Physical Education; Teaching-Learning Process; Teaching Styles; Command; Task; Time of Physical Activity
Data: 2016
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Este relatório de estágio descreve e analisa criticamente toda a prática pedagógica realizada durante a concretização do estágio pedagógico. Esta fase de formação representa a conclusão de um ciclo de estudos e representa a relação entre os conceitos assimilados durante a fase de aquisição de conhecimento e a aplicação das aprendizagens desenvolvidas com vista à obtenção de competências pedagógicas e profissionais em contexto prático. O estágio pedagógico foi desempenhando na Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra, junto da turma B do 7º ano, no ano letivo 2015/ 2016. A concretização deste relatório tem como objetivo fundamental a análise e reflexão crítica do trabalho desenvolvido, no âmbito da prática docente. Simultaneamente ao estágio pedagógico, foi desenvolvido o tema-problema que estudou a influência dos estilos de ensino por tarefa e comando no tempo de empenhamento motor. Os estilos de ensino traduzem uma das formas de prática pedagógica do professor de Educação Física. O processo ensino-aprendizagem é influenciado pelo professor, aluno e contexto em que estão inseridos. A literatura mostra-nos que, em algumas circunstâncias, o tempo de empenhamento motor pode traduzir-se em tempo potencial de aprendizagem.
This internship report describes and critically analyses all pedagogical practice carried out during the implementation of the teaching practice. The document present below includes all the process of acquiring skills necessary as future physical education teacher. The internship was accomplished in middle school Infanta D. Maria in Coimbra with class B of 7th grade in school year of 2015/2016. Regarding teachinglearning process, the main objective of this report is to analyse critically the work within teaching practice. Simultaneously, during the internship, was developed a study about the Spectrum of Teaching Styles. In one of the theories, that defines teaching process in Physical Education. The process can be change by teacher, learner and environment. Literature shows that time of physical activity sometimes increases learning process. This study pretends to analyse the influence of teaching styles (Command and Task) in physical activity during physical education classes.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/98931
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg1516_Hugo_Marques.pdf1.63 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

214
Visto em 29/out/2024

Downloads

71
Visto em 29/out/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.